domingo, 31 de maio de 2009

O que sào Ressaca


O QUE SÃO ÁREAS DE RESSACA

RESSACA é o termo usado em nosso Estado, para designar as áreas úmidas, identificadas como campos herbáceos periodicamente inundáveis, que funcionam como bacias de acumulação e drenagem das águas das chuvas.

São ecossistemas situados em terrenos baixos, ao longo do litoral amapaense e ligados ao rio amazonas através de igarapés ou canais.

Algumas dessas áreas permanecem alagadas durante o ano todo, outras só se inundam no período mais chuvoso.

Muitos pássaros e várias espécies de peixes e mamíferos, insetos e outros animais procuram as áreas de ressaca para se reproduzirem ou na busca de abrigo e alimentos. Há várias espécies de plantas nessas áreas como piripiri, mururé, sororoca e o buruti, a principal palmeira encontrada nessas áreas. Algumas podem ser utilizadas como fonte de alimento ou matéria-prima para o artesanato e outros produtos como óleos e cosméticos.

FUNÇÕES ECOLÓGICAS DAS ÁREAS DE RESSACA

Além de contribuir para a drenagem das águas pluviais, as áreas de ressaca exercem outras funções muito importantes, como por exemplo.

 Funções Ecológicas das Áreas de Ressacas.

 As ressacas reúnem condições ecológicas adequadas para produção e crescimento de muitas espécies de animais aquáticos e de pássaros. Nelas são
encontrados diversos tipos de peixes e crustáceos com: acará, traíra, jandiá, camarão, caranguejo e outros.

 Equilíbrio Térmico das Cidades. As áreas de ressacas são fonte de umidade, isto é, favorecem a formatação de vapor d’água na atmosfera através da evaporação de suas águas. Como são áreas abertas, formadas em sua maior parte por campos, facilitam a circulação dos ventos que levam para o meio urbano, o ar úmido, amenizando o clima quente de nossa região.

 Centro Natural Paisagístico. A harmonia gerada pela rica biodiversidade presente nas ressacas e pelos seus aspectos físicos (solo e água, por exemplo) cria um ambiente saudável que contribui para o bem estar das pessoas e demais seres vivos. Para a cidade, o cenário natural proporcionado pelas ressacas, valoriza as áreas urbanas situadas próximas a elas. As ressacas possuem um grande potencial econômico que pode ser explorado pelo turismo.(...) SEMA

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Minha Cidade


O Estado do Amapá, situa-se sob a Linha do Equador, detentor de águas profundas, "O Canal do Norte" na principal conexão do Rio Amazonas com o Oceano Atlântico.

Vivemos numa sociedade onde se busca o equilibrio através do homem e o meio ambiente.

A Ciência e a Tecnologia demonstram que a econômia e o desenvolvimento sustentável envolve dimensão cultural e politica e que exige participação de todos os cidadãos.

O Amapá possui reservas naturais preservadas,intactas , e isso é maravilhoso, somos privilegiados. A minha Cidade de Macapá já foi considerada"Cidade Joia da Amazonia", localizada na esquina do Rio Amazonas com a Linha do Equador, está sendo revitalizada, ficando mais bonita, com novo visual de roupa nova e mais bela com construções de novas praças, lugares bonitos, semáfaros nas vias públicas. Parabenizo o Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Macapá pela parceria que está dando certo e assim Macapá volta a ser '' Ciadade Jóia da Amazonia''.

É triste e preocupante vê que os munícipes não colaboram com a limpeza pública, principalmente com o lixo domiciliar. Isso causa problemas nas áreas de ressaca.

O Estado do Amapá localizado no Extremo Norte do Brasil, possuindo uma superficie territorial de 143.453,7 km², que corresponde a 4,45% da Região Norte e 2,18% do Brasil. Seu espaço continental configura-se por grandes domínios geográficos-Amazonicos, Oceanico e Guianense, refletindo-se na estruturação e diversidade de seus ecossistemas e peculiaridades sócio-cultural.

No período de 1991/2000 teve um crescimento populacional de 5,77% ao ano, chegando em 2006 a 534.835 habitantes (IBGE/03), distribuidos em 16 municípios resultantes de sua divisão politica-administrativa, com uma densidade demografica a 3,33 habitantes/km².

O Estado do Amapá tem localização privilegiada em relação as demais Unidades da Federação da Região Norte, em função de sua posição geografica, sua localização ao extremo setentrional do pais, a orla atlantica, o que possibilita as perspectivas nas relações de comercio com os mercados das Americas e Europa.

O Estado do Amapá apresenta uma economia com caracteristicas voltadas para atividades extrativistas, exploração de minerios, desdobramento de madeiras, exploração do pescado, produção agricola e pecuaria.

A criação da Área de livre comercio de Macapá e Santana surgiu como oportunidades de negocios para o estado, com concessão de benefícios fiscais, com mecanismo capaz de alavancar o progresso e desenvolver nos setores da industria, comércio, serviços e turismo.

Os recursos minerais e pesqueiro são fontes importantes de investimentos, frente a outras regiões do pais. Não obstante com a descoberta de lençois petrolífero na costa Amapaense cuja exploração depende exclusivamente do Governo Federal, redesenha-se a geopolitica da Amazonia na sua integração nacional e com a America Latina.

A navegabilidade do Canal do Norte, principal conexão do Rio Amazonas com o Oceano Atlantico facilita o acesso a outros centros internacionais, proporcionam à região novas perspectivas de incentivos aos mercados de importação e exportação de produtos de viabilidade a economia amapaense, a legislação fiscal, a diversidade dos ecossistemas existente nas mais variadas regiões. O parque Nacional do Tumucumaque a maior reserva tropical do mundo, aliados aos belos cenarios onde se misturam paisagens Amazonicas Guianenses e Oceanicas, surgem novos rumos a expansão do turismo ecologico e cientifico.