sábado, 5 de setembro de 2009

Paraíso das Palmeiras-rio Matapi

Igarapé da Fortaleza

Praia do Aturiá

CURIAÚ

Bacia Hidrografica



A Bacia Hidrográfica do Curiaú e do igarapé da Fortaleza abrange as cidades de Macapá e Santana, vivem aproximadamente 350 mil pessoas com um percentual de 73% do total da populacão do Estado do Amapá.(...)SEMA

Uma parte da bacia hidrográfica é firmada por áreas de ressaca, que em conjunto com os pequenos canais e os cursos principais, realizam a drenagem das águas pluviais (das águas das chuvas).

Uma Bacia Hidrografica é definida como a área geografica drenada por um rio ou igarapé,limitada por divisores de água, que correspondem às partes mais elevadas do terreno.

Todas as águas das chuvas que caem sobre a bacia são escoadas (drenadas) para um curso de água principal (rio ou igarapé),que por sua vez, dirigem-nas para rios maiores ou oceanos.

As ressacas funcionam como bacias de acumulação e por meio dos igarapés, se interligam com o rio Amazonas. Evitando que ocorram alagamentos nas áreas de terra firme que circundam as ressacas.

À medida que a humanidade aumenta, cresce a sua capacidade de intervir na natureza de forma desordenada, provocando mudanças que invariavelmente tem efeitos negativos para o bem estar da socidade. Por isso, torna-se urgente a conscientização coletiva de que o futuro da humanidade depende da relação que o próprio homem estabelece com o meio em que vive, percebendo-se como parte integrante do meio ambiente, portanto, elemento fundamental para a sua conservação e/ou melhoria
.

É de fundamental importancia conservar os igarapés que ainda não foram impactados, evitando a destruição de suas matas ciliares e o assoreamento de seus leitos.