terça-feira, 13 de outubro de 2009

Meio Ambiente


Meio Ambiente é tudo que nos envolve, nos rodeia o ar que respiramos. Por isso, torna-se urgente a conscientização coletiva de que o futuro da humanidade depende da relação que o próprio homem estabeleça com o meio em que vive, percebendo-se como parte integrante do meio Ambiente, e portanto fundamental para a sua conservação e preservação que é uma missão para todos nós vivente deste maravilhoso planeta Terra.

Assim sendo, a educação ambiental para o desenvolvimento sustentável é uma vida longa e ampla que sustente com inteligência cada desafio individual, das instituições e das sociedades que visualizem o amanhã com uma diferencial que pertença a todos nós seres viventes deste lindo, maravilhoso e colossal planeta Azul.
















Preservação do Meio Ambiente


Atualmente, o mundo sofre com grande problemas, o descarte e o incentivo de consumir mais do que precisamos.

Os recursos naturais conseguem suprir nossas necessidades desde que, não sejam exagerados, mas infelizmente, estamos exagerando e arrancando tudo da natureza. Ela não é mercantil, supermercado, mercearia, ou seja, um comércio, que quando necessitamos, compramos e novamente abastecemos nossas prateleiras, os recursos naturais são finito, vão acabar se não usarmos direito.

O Homem tem papel fundamental nesse processo, por exercer influencia direta no meio e, portanto é do homem que deve partir iniciativas que venham proteger e beneficiar o meio ambiente.

Sabemos que o Meio Ambiente vai além das dimensões biologicas, como vegetação, recursos hídricos, fauna, solos, atmosfera... Envolve as configurações dos conhecimentos, das técnicas das estruturas e das relações sociais. Unidos conseguiremos transformar a realidade em que vivemos e das nossas futuras gerações, só com o esforço conjunto e harmonioso poderemos cuidar e preservar o nosso mundo, o nosso Planeta.

Um lugar bonito

O que é Meio Ambiente?


Atualmente se fala tanto em Meio Ambiente! Afinal o que é Meio Ambiente?

Você sabia que apesar da expressão" Meio Ambiente" ser bastante falada, são poucas pessoas que realmente a define com clareza.

Para muitos. Meio Ambiente, significa fauna e flora, ou seja, bichos e plantas. E assim, não acreditam que o Meio Ambiente começa dentro de cada um de nós, alcançando tudo o que nos cerca e as relações que estabelecemos com o nosso Planeta Terra. Esses esclarecimentos sobre o que segnifica Meio Ambiente, nos faz entender que, os recursos naturais como : água, vegetação, animais, rochas, enfim, tudo que a natureza nos dá, são finitos, isto é, vão acabar e que depende de todos nós evitarmos que isso aconteça. Devemos discutir juntos soluções para esse problema, que não é só do Amapá/Brasil, mas do mundo, do nosso Planeta.

O Meio Ambiente é qualquer espaço, como a nossa casa, a nossa rua ,o nosso bairro, a nossa escola, a nossa cidade, o nosso ambiente de trabalho, nossas florestas, nossos rios e cachoeiras, onde, somando tudo, cada um deles faz parte do nosso Planeta, e se faltar um, não haverá sustentação, estaremos em desequilíbrio.