sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O estado do Amapá possui uma rica cobertura vegetal


A cobertura vegetal do Amapá é de grande importancia economica para o estado, contudo, é dela que grande parte da população extrai inumeros recursos naturais, como castanha do pará, palmito do açaí e da pupunha, guaraná e madeira, e o que lhes garante o sustento. Esses recurso naturais são utilizados como materia prima para as indrústrias madereiras, de móveis, de produtos alimentícios, cosméticos e medicinais.

A Floreta Equatorial também influencia nas frequentes chuvas e na rede hidrografica da Região Amazonica. Metade da água que existe na atmosfera sobre a floresta depende da evapotranspiração, isto é, da evaporação das águas dos rios e da transpiração das plantas e dos animais. Por isso, é fundamental a conservação dessa vegetação. Além disso a densa floresta protege os solos contra a erosão, pois, as plantas evitam que a água das chuvas caia diretamente sobre o solo.

Com o pequeno número de habitantes e o isolamento do nosso Estado em relação aos outros estados, pois o unico meio de transporte nosso é fluvial e aereo, contribuiram para que apenas poucas áreas da floresta Equatorial fossem desmatadas. Portanto, nossa floresta conserva ainda sua rica biodiversidade praticamente intacta.

O Estado, atualmente, tem uma grande preocupação com a preservação das áreas de florestas. Por isso, o governo vem implementando propostas de desenvolvimento sustentavel para a instalação de projetos, em que é possível promover o desenvolvimento econômico sem provocar agressões ambientais ou destruição da cultura local.

A Biodiversidade é a variedade biologica de especies vegetais e animais em uma determinada região.

Amapá significa o lugar da chuva. O termo (chuva) Paba (lugar, estância, morada), significando, portanto lugar de chuva.

A tradição diz no entanto, que o nome teria vindo do nheengatu, uma espécie de dialeto tupi jesuítico, que significa Terra que Acaba, ou seja: ILHA. O topõnismo também reporta à árvore Amapá, da familia das Apoximácias.

Contribuição dos rios na fundação da cidade


Os rios sempre contribuiram para a fundação de cidades em todas as partes do universo. Algumas cidades surgiram na margem de rios como: Londres capital da Ingraterra, surgiu nas margens do Rio Tâmisa; Alexandria surgiu às margens do Rio Nilo; São Paulo às margens do Rio Tietê e inumeras outras. No Estado do Amapá, os rios contribuiram e muito para o surgimento de cidades, à vista disso que as maiores cidades estão proximas ou nas margens dos rios. Um bom exemplo é a capital do Estado , Macapá, localizada na margem esquerda do Rio Amazonas.

O Rio Amazonas espichou. Não é apenas o primeiro do mundo em volume de água. Uma equipe cientifica do Instituto de pesquisa Espaciais (INPE), chefiada pelo geologo Paulo Roberto Martini, está segura que sua nascente fica no Rio Apurimac e não no Marañon dos livros e mapas. Com isso, o amazonas passa de 6.600km para aproximadamente 7.100km.(...) Nova Escola

Os rios do Estado do Amapá se transformam em atração turística quando acontece o fenomeno da pororoca. Podemos observar melhor este fenomeno no Rio Araguari, Ele está a alguns quilometros ao norte da Foz do Rio Amazonas.

Durante a pororoca, as onda podem chegar a 5m de altura. A força da água do mar empurra a água do rio, derruba e arrasta árvores, transformando, dessa forma, o leito do rio. A pororoca acontece durante a lua nova, sendo mais intensa entre abril e junho.
Pororoca para os índigenas do baixo Amazonas : poroc-poroc que significa desdruidor.
O encontro de água doce com o Oceano Atlentico é que produz a maior onda de rio da Amazonia e do mundo.
Cutias do Araguari é palco de uma das etapas do circuito mundial de Surf na Pororoca, no mês de março. Fica a cerca de 130 quilometros da capital-Macapá. (...) SETUR

Se a palavra é curtir a natureza ao extremo, um dos lugares é Serra do Navio. A viagem é maravilhosa, você tem uma visão deslumbrante no antigo Trem da ICOMI em pleno vapor ,atravessa a Floresta Amazonica com uma ampla diversidade de paisagens e especies de fauna e flora. Serra do Navio é o habitat natural do beija-flor "Brilho de Fogo"(Topaza Pella). Trilhas na floresta, igarapés com pequenas cachoeiras e balneários com água cristalina, são alguns dos atrativos para quem procura a natureza. (...) Folder SETUR

O Municipio está dentro do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, uma das maiores unidades de conservação do mundo com mais de 3 milhões e800 mil hectares. Serra do Navio está a cerca de 180km da capital/Macapá pela BR-210. (...) SETUR

É premente que haja cada vez mais conscientização dos moradores das cidades, empresas, comunidade de um modo geral sobre a importância da conservação e proteção dos rios e o quanto da função que eles exercem para toda a cidade.

domingo, 15 de novembro de 2009

FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ

ENFIM, MENOS POLUIÇÃO

Editorial/Jornal do Dia de 15 novembro de 2009
Enfim, menos poluição.

Finalmente o governo anunciou a mete de redução de emissões de gases do efeito estufa que o Brasil irá levar para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climaticas (COP-15) em dezembro.O Pais se comprometerá em reduzir de 36,1% a 38,9 % as emissões de CO2 até 2020.

Para representantes do governo, a meta "não é tímida''. A redução será feita a partir do controle do desmatamento (24,7% a 6,1%), de iniciativas no setor de energia (6,1% a 7,7%) e em setores, como a siderurgia (o,3% a 0,4%). Nesse caso, ficaria bem proximo de 40% e ninguem prometeu 40%. É uma estimativa. É um tentativa do governo. Porém, entre prometer e cumprir há um espaço muito extenso. o Brasil, como um Pais em desenvolvimento, não é obrigado assumir metas de redução. Especialistas, no entanto, avaliam que o compromisso com percentuais de redução poderá colocar o pais em posição de testaque na conferencia que será realizada em dezembro, em COPENHAGUE (Dinamarca).

Dentro do Pais, disparadamente está o Amapá, com quase 100% de sua floresta intacta. De resto, algum trabalho precisa se feito em outros estados, uma vez que, apesar do Pais não ter obrigação, tem a "menina dos olhos "'do mundo chamada Amazonia. O melhor mesmo, é firmar a meta e buscar os resultados