quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

TEMPO DE COMPOSIÇÃO DO LIXO


. jornais ---------------- 2 a 6 semanas
. Embalagens ------------- 1 a 4 meses
. Cascas de frutas ------------- 3 meses
. Guardanapos---------------- 3 meses
. Ponta de cigarros------------ 2 anos
. Fosforos--------------------- 2 anos
. Cicletes--------------------- 5 anos
. Nylon----------------------30 a 40 anos
. Lata de alumínio-----------100 a 500 anos
. Tampas de garrafas---------100 a 500 anos
. Pilhas---------------------100 a 500 anos
. Sacos e copos plasticos----tempo indeterminado
. Estaca de madeira pintada--------13 anos
. Lata de conserva-----------------100 anos
. Pneus----------------------tempo indeterminado
Fonte: SENAR - AM

PRINCÍPIO BÁSICO DA ECOLOGIA


Todos os seres vivos tem direito de existir.

Ecosfera: Maior ecossistema conhecido.
Biosfera ( elementos vivos )
Litosfera ( água e terra )
Atmosfera ( ar )
Tecnosfera ( mundo da cultura humana )
A floresta é um exemplo de um típico ecossistema. As árvores e outras plantas produtoras utilizam a energia solar e os nutrientes quimicos para elaborar matéria orgânica. Esta é comida pelos consumidores que devolvem os nutrientes à raiz das plantas.

Geralmente, pode-se resumir o processo de produção da fotossíntese pelas plantas verdes. (Exemplo: folhas das árvores com ajuda de energia solar, da seguinte maneira: (água) + (dióxido de carbono) + (nutrientes)= (material orgânico) + (0xigênio)

O processo de consumo orgânico pelos consumidores ( incluindo fogo e consumo industrial de combustíveis )ocorre em direção contraria; ( material orgânico ) + ( oxigênio )= ( água ) + ( dióxido de carbono ) + ( nutrientes )

A água é uma das preocupações maiores dentro da temática ambiental na atualidade.
Principais Reservatórios: Oceanos, atmosfera e continentes.
O movimento da água no ciclo hidrológico é mantido pela energia radiante de origem solar e pela atração da gravidade.

Alguns Números interessantes:- A organização Mundial de Saúde informa que:
- 1,5 bilhões de pessoas não tem abastecimento seguro de água potável;
- 1,7 bilhões não tem instalações sanitárias adequadas;
- 13.700 pessoas morrem por dia por causa de doenças transmitidas pela água.

PEGADA ECOLÓGICA


O que é isso?

A pegada ecológica constitui uma forma de medir o impacto humano na terra. Este conceito foi desenvolvido por Mathis wackernagel e william Rees, os autores do livro "Our Ecological Footplin - Reducing Human Impact on the Earth"(1996), exprime a área produtiva equilvalente de terra e mar necessária para produzir os recursos utilizados e para assimilar os residuos gerados por uma dada unidade de população.

Pode ser calculada para um individuo,uma comunidade, um país, ou mesmo para a população mundial. Dito de outra forma, a Pegada Ecológica avalia a extenção com que uma dada população se apropria do espaço biologicamente produtivo.

Uma vez que as pessoas usam recursos de todas as partes do mundo e afetam locais cada vez distantes com seus residuos, esse espaço é geralmente somatório de uma série de pequenas áreas distribuidas por todo o planeta. É isso, com base no conceito de "Capacidade de Carga", que nos permite calcular a área de terreno produtivo nacessária para sustentar o nosso estilo de vida.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Componentes bióticos de um ecossistema


Estrutura - Qualquer ecossistema está constituido no mínimo por 3 componentes:

1- Os produtores primários que são os organismos autrótofos (plantas) capazes de transformar as substâncias básicas inorganicas em compostos organicos.

2- Os organismos encarregados da decomposição: decompositos saprófitos ou detritévoros.

3-Os organismos heterótrofos (animais) .Entre os dois extremos anteriores há uma cadeia de consumidores que se nutrem das substâncias sintetizadas pelos produtores primarios.

Componentes abióticos de um ecossistema: As substâncias inorgânias - carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, entre outros;

As substâncias orgânicas: protéinas, lipídios,carboidratos entre outros;

Variavéis climáticas; temperatura,umidade,luz, ventos.

Fatores físicos quimicos dos solos: Os ecossistemas sempre recebem influência de outros ecossistemas. Entre os ecossistema há intercâmbio de matéria, energia e organismos.

Todos os individuos de uma espécie de organismos se denomina população. Cada ecossistema contém diversas populações. Um ecossistema pode conter uma população de árvores, uma população de pacas, uma população de gafanhotos.

AS partes vivas de um ecossistema são chamadas de comunidade. A comunidade está formada pelas populações de muitas espécies que interagem umas com as outras

Sistemas Ecológicos


As atividades humanas evoluíram a tal ponto que mudaram para sempre nossa visão da terra e do papel que desempenham nela os diversos povos que a habitam.E o desafio educacional nos tempos atuais é aprender a ver o ambiente e a sociedade como um sistema único.

A educação que cada individuo recebe mostra como a pessoa está ligada à economia,desse modo, tanto ele como a sociedade e sua economia dependem dos recursos (finitos) do meio ambiente. Com o conhecimento das ciências ambientais e da economia com uma visão unificada, nos ajuda a entender qual é o impacto das politicas publicas no bem estar do nosso planeta.

Como a Natureza Funciona:

O sistema é um grupo de partes que estão conectadas e trabalham juntas. A terra está coberta de coisas vivas e não vivas que interagem formando sistemas, também chamados de ecossistemas ou sistemas ecológicos.Um típico ecossistema contém coisas vivas como por exemplo as arvores e animais, e coisas não vivas como: substancias nutrientes e águas.

Ecossistema: é a unidade natural das partes bióticas e abióticas com interações mútuas que produzem um sistema estavel com intercâmbio de matéria e energia.