segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Carnaval Amapaense




Carnaval festa do povo é alegria é folia.As escolas de Samba de minha cidade Macapá são em número de 10, sendo: 04 do grupo de acesso e 06 do grupo especial. Blocos são vários: 11 blocos filiados à BLOCA,e 12 blocos da LIBA.

O público foi ao Sambrodomo do meio do mundo e lotou, assistiu beleza e muita criatividade. As escolas de Samba deram os seus recados quanto ao nosso meio ambiente, despertando a consciencia para a preservação ecologica, nos seus temas de Sambas Enredos.

A expectativa é grande para o resultado de quarta feira de cinza, que fica por conta dos jurados, quanto a escola de samba que será a grande vencedora do carnaval de 2010.

Logo mais às 01h45 estarei no Sambodromo no bloco Metido na Xexenia que este ano irá homenagear o Malagueta.

É isso ai, a alegria faz bem ao coração, e a vida é alegria e vamos para a avenida Evaldo Vera solta a folia em ritmo de emoção.

E terça feira gorda sai nas ruas de Macapá o maior bloco de sujo da cidade "A Banda", é quando, os amigos, as familia e o público em geral se reune e vai brincar, festejar a alegria.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Orla de Macapá


A minha Macapá tem uma orla de fazer inveja, eis o porque de ser cantada em prosas e versos. Numa noite de lua cheia, é maravilhoso contemplar o brilho do luar nas águas do rio Amazonas, sentir o vento em teu rosto, o gostoso pate papo com os amigos.

Quarta feira vespéra do feriado pelo aniversário da cidade,eu e minhas amigas: Ana Ramos e Marli Marques, fomos ao complexo do Araxá admira o magestoso rio Amazonas, que irradia luz e nos transmite uma paz interior, renovando nossas esperanças por dias melhores para nossas familias, amigos, amores, população da cidade e seus governantes.

A lua estava no quarto minguante mas mesmo assim deu o seu espetáculo, formando um quadro impar, com os navios fundeados, ou seja âncorados no canal do rio. A preservação da nossa cidade e do meio ambiente é missão para todos nós municípes.

Macapá

Aniversário de Macapá


Ontem, 04 de fevereiro de 2010 a minha cidade de Macapá completou 252 anos,linda magestosa, hospitaleira, amiga aconchegante para com todos os seus aproximadamente 350mil habitantes, situada a margem esquerda do Rio Amazonas, motivo de orgulho para nós macapaense, fundada por Mendonça Furtado em 04 de fevereiro de 1758. Macapá é a capital do Estado do Amapá. Uma cidade com grandes potenciais de um futuro promissor,e para homenageá-la, nada melhor que um poema do meu irmão josé Maria Barros Cardoso, com o alcunha de passarinho.

Homenagem a Cidade de Macapá - 04/02/1758 - 04/02/2010

As margens do magestoso rio Amazonas,
berço esplendido da natureza,
foi meu nascimento
nasci forte como a Fortaleza
transformando-me em cidade,
beleza e natureza,

Com o padroeiro são José
recebo e rogo a todos em oração
tocante o coração daqueles que aqui chegam
para ficar ou contemplar essa rara beleza,
com certeza a cidade joia da Amazônia.

Hoje tenho 252 anos e 252 motivos
mais forte por ser do norte,
tenho história, filhos, poesia, filosofia,
rio acima, rio abaixo, tenho muito mais.

Na linha do Equador:
Equinócio fenomeno da natureza
batuque e marabaixo cantado e dançado em louvor
por meus filhos com amor e alegria nos versos da poesia,
" pra onde tu vais rapaz por esse caminho sozinho
vou fazer minha morada lá nos campos do laguinho".