domingo, 21 de março de 2010

A crise da Água


O Brasil detém hoje 2/3 das reservas de água potável do planeta. Seus sistemas híd ricos são riquíssimos, mas toda essa riqueza está seriamente ameaçada. Os rios estão secando, contaminados por agrotóxicos e atingidos pelo desmatamento e mineração descontrolada. O litoral está ameaçado pelos interesses imobiliário e pela falta de conhecimento e prática de uma politica ambientalista.

Sabe-se que 70% da superfície da terra são cobertos pela água. Desse total, 98% é saloba, inadequada para a agricultura ou para beber. A maior parte da água fresca do planeta está presa nas calotas polares e geleiras ou armagenada debaixo da superfície da terra.

O planeta Terra já vive sua crise de água e talvez daqui a poucos anos a água pura ficará escassa. E tem que haver politicas públicas para conscientizar a população desse bem pricioso.

Água, o mais saudável e completo dos Alimentos


Amanhã,dia 22/03, se comemora o dia Mundial da Água.A água é importante para todos os seres vivos: pessoas, animais e plantas.

Foi criado em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, é destinado à discussão de diversos temas que abordam esse bem natural, que já é escasso em várias regiões do mundo. A intenção é que as pessoas reflitam sobre o uso da água e também que sejam elaboradas politicas voltadas para o tema. A ONU também divulgou um documento que pode auxiliar essa reflexão: a " Declaração Universal dos Direitos da Água".

Art.1 - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art.2 - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todos ser vegetal, mineral, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: O direito à vida tal qual é estipulado do art. 3 da declaração dos Direitos do Homem.

Art.3 - Os recurso naturais de transformação da água em água potavel são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art.4 - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a terra. Este equilíbrio depedem, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art.5 - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores. Ela é , sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6 - A água não é uma doação gratuita da natureza. Ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas, atualmente disponíveis.

Art. 8 - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo estado.

Art. 9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordens econômica. sanitária e social.

Art. 10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a terra.
Fonte:www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_mundial_da_agua.htm

sábado, 20 de março de 2010

Aniversário da Fortaleza de São José de Macapá


19 de março, dia de são José, padroeiro da cidade de macapá e do estado do Amapá, o momumento histórico, Fortaleza de S. José de Macapá completou 228 anos de história, beleza, magnitude e imponência.

A Fortaleza é o principal marco histórico do Amapá e ao ser inaugurada foi catalogada como uma das principais fortificações do império e a maior e mais bem armada da época.

A construçào da Fortaleza de S. José de macapá foi autorizada no reinado de D. José I. A Fortaleza foi erguida estratégicamente na foz, pela margem esquerda do rio Amazonas,onde exercia a função de: impedir por via, a entrada de navios invasores; defender, abrigando no seu interior, os moradores da vila S. José de Macapá; servir como ponte de contra ataque do inimigo; elo de comunicação e vigilância entre as demais fortificações espalhadas pelo interior e fronteiras; assegurar a exportação dos produtos regionais e seu exclusivo comércio com a metropole; a manutenção da ordem soberana de Portugal na região; e comporia também uma cadeia de fortificações distribuidas ao longo do rio amazonas e afluentes, visando proteção das incursões que estabeleciam comércio do escravo africano com o ouro do peru.

A Fortaleza de s. José de Macapá é uma constução feita nos tempos escravos com mão de obra de negros e índios, com custo de quatro milhões de cruzados gastos pelo governo português. A fortificação obedece ao sistema Vauban, e os santos mais venerados da época emprestaram seus nomes aos baluartes nela existentes: nossa Senhora da Conceição, São José, São Pedro e Madre de Deus.

A construção durou 18 anos, mas essa demora não foi pelo tamanho da obra e sim pelos problemas que surgiam com falta de mão de obra e a escassez de material que de vez em quanto fazia parar tudo. Os índios eram perseguidos pelas doenças e oprimidos pelo rigor da disciplina militar e este era o grande motivo de fuga do engenho, os negros quando fugiam não iam muito longe, se deixavam prender facilmente.

terça-feira, 16 de março de 2010

A Escola vai ao Meio do Mundo


Alunos da rede pública participam de projetos da Setur.Secretaria de Estado do Turismo deu início nesta segunda feira, 15/03, ao projeto: A Escola vai ao Meio do Mundo, que nesta primeira etapa, atenderá alunos da 4a e 5a séries das escolas públicas próximas ao Marco Zero.

O objetivo é apresentar o Monumento Marco Zero do Equador como espaço de importância para projetos de cunho cultural, cientifico e social, levando maior visibilidade ao apelo mercadológico da localização do Meio do Mundo, os alunos participarão de palestras, experiências cientificas, observação do fenômeno do equinócio e visitação ao planetário que será montado no espaço.

Qualidade de Vida - é uma questão de educação


Qualidade de vida é um conceito ligado ao desenvolvimento humano, cujo significado vem além da saúde física e mental.

E necessário estar bem consigo mesmo, com a vida, com as pessoas, enfim, ter qualidade de vida é estar em equilíbrio.

Este equilíbrio está relacionado ao controle daquilo que acontece à nossa volta.
Acreditmos que a qualidade de vida não está em coisas difícies, mirabolantes, extravagantes, mas numa vida simples, compatível com nossas condições pessoais, ambientais e sociais.

A felicidade está dentro de nós e não no consumismo que está disseminado. Enfim, saúde não é ausência de doenças, mas o completo bem estar físico, mental afetivo, espiritual e social.

Consideramos a qualidade de vida uma questão de educação porque a disciplina de nossos habitos e atitudes depende somente de nós.

Nós profissionais da educação, formadores de opiniões precisamos estar atentos, fazer uma autoanálise e nos perguntar: que qualidade de vida tenho? O que posso fazer para melhorar a minha qualidade de vida? Com certeza ficaremos surpresos! Mudanças podemos fazer!

O primeiro passo para trabalhar bem a educação ambiental é criar na escola um ambiente capaz de envolver todos os professores e também a comunidade.

Porque o Meio Ambiente vai além das dimensões biofísicas, como vegetação, recursos hídricos fauna, solos, atmosfera. Envolve as configurações dos conhecimentos, das técnicas, das estruturas e das relações sociais.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Flor Mulher


Dia o8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher.

Nós mulheres somos flores , rosas...
Ser Mulher é viver mil vezes em apenas uma vida,
é lutar por causas perdidas e sempre sair vencedora,
é desconhecer a palavra recompensa apesar dos seus atos.
E para homenagear a mulher, mais uma poesia de josé maria
o Passarinho.


MULHER

Seis letras que:
Choram cantam,
Sorriem e seduzem,

Rosto Cálido,
Feição Sedutora
Que soube desabrochar
Como pétalas de rosas
Para conquistar seu espaço,

Tem o dia,
O sol,
À noite,
A lua,
E as estrelas para contemplar
Juntamente com o que
É-lhe mais peculiar.

A liberdade de ser
Musa
Única
Linda
Heroina
Eterna
Romântica.


Parabéns Mulher...

A Semente


A Semente é uma poesia de meu irmão José Maria o Passarinho.

Da semente brotei para a vida,
Fiz-me árvore,
Purifico o oxigênio
Dou flores,
Sementes,
Sombra,
Alimento.

A chuva me molha,
O sol me aquece
À noite me da sobra
O vento me poda as folhas,
Como renovação da Vida.

A natureza brota
A natureza faz
Todos os dias,
O ciclo da vida,
Envolve a todos,
Em todos os momentos.

Viva a semente
Viva a Vida.