quarta-feira, 14 de abril de 2010

Manganês


O Manganês embora tivesse sido usado pelos romanos há vários anos antes de Cristo, somente a partir de 1808 foi classificado como elemento químico definido. Há tempos remotos fora usado na industria do vidro, agindo como desoxidante e dessulfurizante.
A descoberta de ricas jazidas de manganês na Serra do Navio, em 1945, revolucionou a economia local.

A EMPRESA ICOMI – Indústria e Comércio de Minérios S/A, explorou essa atividade pelo período de 50 anos, desde 1953 até o ano de 2003, no Estado do Amapá conforme contrato assinado entre a União e a Empresa. Foi concedida a Empresa 2.500 Hectares, porém no período que esteve minerando só foram utilizado 900 ha. (Fonte ICOMI)
Nesse período áureo da exploração do manganês, as localidades de Santana e serra do navio, eram cidades projetadas para dar conforto e lazer às famílias dos funcionários da empresa-ICOMI.

Os navios saiam carregados com toneladas e toneladas do minério do Porto de Santana. Após o término do contrato da Empresa com a união, houve um período de descaso com os bens deixado pela empresa, sendo deteriorado pela ação do tempo. Surgindo polêmicas,com quem ficava,se com a União ou com o Estado. Tudo resolvido.

Hoje tem novas empresas trabalhando na área. A retomada da exportação é promissora para futuros investimentos do estado.

História da Serra do Navio - Desmembrado do munícipio de Macapá. Serra do Navio foi chamado inicialmente de Água Branca do Amapari e, posteriormente, Serra do Navio (Lei municipal n.078,de 22 de junho de1993). A comunidade de Água Branca do Amapari fica localizada a aproximadamente 10 quilomentros da sede do municipio. Ela surgiu da necessidade de abrigar o contigente de moradores da periferia da Vila Operária da ICOMI, com a finalidade de fomentar atividade agricola de subsistência.

Cachaço surgiu no tempo em que predominava a atividade de garimpeiros desenvolvida pelos crioulos das Guianas.Serra do Navio, de fato é cheia de atrativos,detém densas florestas com inumeras especies da fauna e flora integrantes da exuberância biodiversidade da floresta amazônica. Banhada pelo rio Araguari e Mururé, o local tem rede hidrografica marcante por se tratar de rios com linadas e belas corredeiras, ricos em peixes e recantos de rara beleza naturais.

O clima merece destaque por ser um municipio que pertence a um Estado cortado pela linha do Equador, mas está situado numa serra, a altitude de 148,5m. A temperatura é sempre amena, chega até a fazer frio. No período de inverno a temperatura chega a 15C e a aneblina, em determinado período, é tão densa que não se consegue visualizar a mais de sies metros.

A Serra é o único lugar do país, talvéz do mundo, que possui um espécime raro do beija-flor. O brilho de fogo, o Topazzi.

E a Serra do Navio pode ser Patrimonio Cultural.Um processo de tombamento foi iniciado a uns 10 anos após o término do contrato da Empresa com a União e as inúmeras polêmicas a quem pertecer de direito.O tompamento que é uma forma de preservar este lugar de raras e ricas belezas naturais,(Fonte:Jornal tribuna dos municípios).

sábado, 10 de abril de 2010

Problemas Ambientais


O Meio Ambiente é o conjunto de condições, leis que influenciam as interações de ordens físicas, químicas e biológica, que permite abrigar e reger a vida em todas as suas formas.

Os problemas ambientais ultrapassam as fronteiras nacionais e são tratadas de forma global, pois afetam a vida de todos no planeta. Daí a explicação por que os países mais desenvolvidos colocarem barreiras a importação de produtos resultantes de processos prejudiciais ao meio ambiente.

A problematica ambiental está entrelaçada na história da humanidade. Anteriormente, por observações fragmentadas e desconexas; hoje, por postulados cientificos, sociais, politicos e econômicos.

Antes o meio ambiente era sinônimo de natureza (antes vista como riqueza inesgotavel), mas através dos estudos e acontecimentos e interferência do homem(que piorou com o advento da industrialização).

A atividade industrial é principalmente responsável por expressiva parcela dos problemas globais do meio ambiente.

A ONU Organização das nações Unidas, presente nas questões ambientais tenta reverter o processo acelerado de degradação dos recursos naturais no mundo.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Equinócio


É definido como um dos momentos em que o sol, em sua órbita aparente com vista da terra, cruza o plano do equador celeste, a linha do equador Terrestre projetada na esfera Terrestre.

E o fenômeno acontece no monumento que foi construído para registrar a eminência geográfica da linha do equador, apresentando o obelisco representado por um relógio do sol que está posicionando estrategicamente entre o Hemisfério Norte e Sul. Em nenhum lugar do mundo será tão fácil mudar de hemisfério.

Equinócio vem do latim, aequus, igual e nox, noite: duração do dia igual à noite.

Os inícios, do Outono e Primavera são chamados de pontos de equinócio, porque na data em que eles ocorrem o dia e a noite tem a mesma duração, 12 horas cada um. E o sol nasce precisamente no leste e se pôr no oeste. Ao observar o pôr do sol ao longo de um ano é fácil perceber que o astro rei se põem em lugar diferente a cada dia. Na verdade somente duas ocasiões no ano exatamente nos dias de equinócio o sol vai se pôr exatamente no oeste e nascer no leste.

Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do sol – alvorada ou dilúculo é o instante em que metade do círculo solar está acima do horizonte, e o pôr do sol – crepúsculo ou ocaso é o instante em que o círculo solar encontra-se metade abaixo do horizonte. Havendo uma passagem do sol sobre a linha do equador, e o equinócio acontece aproximadamente nos dias 21 de marco e 23 de setembro e marca o inicio de diferentes estações nos dois hemisférios do planeta: no sul é primavera e do outro lado no norte começa o outono.

É fantástico, é lindo, é um colosso para os olhos a celebração do equinócio é quando o lado místico aflora a dimensão integradora que reanima, renova constantemente as energias vitais, representando o ponto de equilíbrio. Reverenciar a natureza e seus ciclos é uma experiência forte, pessoa e coletiva. Abre-se um leque de projeções das oportunidades e desafios naturais da vida.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Amor de verdade


É uma poesia do meu irmão José Maria Barros Cardoso. O "Passarinho"

Amor de verdade é:
Cuidar da aparência,
Buscar novos horizontes,
Saber que somos humanos
Vencer a nós mesmos,
Ver a beleza da alma,
Saber que a vida é relativa às nossas atitudes,
Não ter pensamentos negativos
Rir e chorar de alegria
Amar o presente, esquecendo o passado sem entender o futuro
saber que a felicidade está no sorriso, nas pequenas coisas e gestos,
Observar a natureza
Respirar a brisa do mar
Ouvir o gorjear dos pássaros,
Ver na linha do horizonte o raiar do dia,
Se molhar na chuva,
Namorar no clarão da lua
Encher de emoções o coração,
Viver os momentos da vida
Não perder as oportunidades
Dormir feliz
E ouvir seu coração,
Acreditar é ter fé em Deus,
Amor de verdade.

Respeito à Dignidade das Pessoas


Baseado na filosofia moderna de Kant, Nicola Ambbagnano conceitua dignidade humana como aquilo que é mais intrínseco à pessoa, que não tem preço, por isso insubstituível. Pensa no ser humano como algo complexo, para onde devem ser apontados todos os recursos de desenvolvimento pessoal na perspectiva de produzir uma sociedade melhor e não como algo a ser usado para o crescimento individual de outras pessoas.

As condições de vida em qualquer meio social dependem, fundamentalmente, da estima que se faça da pessoa que nela está imersa, do quanto se preocupa com o que ele come, veste, por onde anda em que trabalha e que dignidade tem em seu serviço. Assim também da forma como ela pode se expressar, agir, viver... Sendo observados todos esses elementos a qualidade de vida do ser humano deve melhorar, pois a ele será dado valor digno.

Por estes e outros fatores, surgem várias questões filosóficas, sociais, culturais, religiosas e políticas, todas convergindo para o mesmo ponto: o valor que se dá e se faz da dignidade da pessoa humana. Existe, hoje, tendência em que se fala muito disso, em se arrumar inúmeras soluções para o problema da humanidade. O importante é considerar o ser humano como sujeito de seu processo histórico, autor e protagonista de sua peça em que encenam uns e outros, lado a lado, como aqueles por quem se faz um mundo melhor, pautado na dignidade e em todos os benefícios que dela emanam.

A amizade deve existir, primeiramente, dentro de mim. Como é Possível dar, repartir algo que eu não tenho?

Eu tenho defeitos e qualidades. As outras pessoas também os têm. As amizades não são rochas. Pelo contrário, são telhados de vidro. Possuem suas fragilidades, pois a fragilidade é característica de todo ser vivo, por mais forte que ele aparente ser. Apenas um amigo é capaz de ultrapassar todos os problemas, superar todos os desafios, ignorar todas as dúvidas em uma amizade... O próprio Jesus disse: “Não existe Amor maior do que dar a vida pelos Amigos” (Jô, 15, 13). Portanto, a amizade é um afeto recíproco entre as pessoas que sentem grande satisfação em estar juntas.
A amizade vai muito além do que nossa emoção pode imaginar. A amizade só existe verdadeiramente quando sua base é composta de generosidade, perdão, amabilidade, respeito, cordialidade, sentimentos e afetos recíprocos, preocupação com o outro, tolerância, fé e diálogo.

A fotografia é do meu grupo da Amizade.