segunda-feira, 26 de julho de 2010

Dia da Avó


Hoje, dia26 de julho se comemora o Dia da Avó, e também o dia de Santa Ana, a avó de Jesus. A avó é aquela figura protetora, amiga e que permitem aos netinhos toda e qualquer travessura e tem muito amor para dá.

E para homenagear todas as avós do nosso planeta Azul nada mais que uma poesia da minha amiga Ana Alves de Oliveira, que faz parte do meu grupo de amizade e que também é avó, uma grande educadora, umas das pioneiras do Ex Território do Amapá.

O AMANECER

A natureza sorri
Desponta o sol.
Raios dourados
Céu iluminado
Surge o sol
Novo Dia.
Quanta Alegria!
Os pássaros cantam
Alegremente anunciando
Belo amanhecer
Esperança no alvorecer.
A natureza em festa
Beleza pura.
Suave doçura.
Cenário lindo.
Raios brilhantes
A luz do sol encanta
A natureza canta.
Sol radiante
Cascata de luz
No manto azul
O amanhecer deslumbra
Clarão de luzes,
Despejando alegria,
Ao raiar do novo dia.
Belo sol;
Deslumbramento,
Fonte de encantamento.
Orvalho da manhã,
Sublime encanto,
Flores desabrochadas,
Brisa perfumada.
O sol encanta,
Fonte de luz,
Beleza traduz.
Manhã esplendida,
Encanto de luz,
O sol anuncia vida,
Na manhã florida.
O sol brilha,
Luz para aquecer
Para Deus agradecer.


Política de resíduos sólidos


Depois de duas décadas em tramitação, o Senado aprovou no dia 07 de julho, recentemente a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Portando, resolverá uma série de problemas com o destino dos resíduos produzidos diariamente pelas empresas e pelos cidadãos.

O aumento de reciclagem dos resíduos sólidos é uma das prioridades do Ministério do Meio Ambiente. Também discutirá sobre diferentes temáticas para o consumo, como educação para o consumo sustentável, as construções sustentáveis e o varejo de consumo sustentável. E para o Setor Público, deverão ser debatidas as compras públicas sustentáveis e agenda ambiental de administração pública (A3P).

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) abrirá consulta pública no mês de agosto para o Plano Nacional de Produção e Consumo Sustentável, por meio da internet, as pessoas poderão dar sugestões, fazer críticas e comentários, os quais poderão orientar na implementação do Plano. Nesta perspectiva de viabilizar com a participação e o envolvimento dos cidadãos brasileiros através da internet é uma excelente estratégica para favorecer a construção coletiva da implementação do Plano.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Dia do Amigo


Hoje dia 20 de julho comemora-se o Dia do Amigo, é tão importante ter amigo, nenhum ser humano pode viver isolado, sozinho, porque é através do outro que interagimos e ampliamos nossos conhecimentos. Através do amigo podemos buscar a verdade, as alegrias, a confiança, o silêncio, a tristeza, o sorriso...

A amizade é presença, amadurecimento, partilha liberdade e acolhimento. Segundo Edna Buchanan “os Amigos são a família que escolhemos”.

E existe amor maior do que dar a vida pelos amigos.

Li uma historia que traduz a verdadeira amizade.

Durante a guerra do Vietnã, uma granada explodira perto de um orfanato e muitas crianças ficaram feridas. Dentre elas, uma menina de aproximadamente nove anos, fora levada às pressas ao hospital, pois perdera muito sangue e sofrera traumatismo. Foram feitos testes em toda a equipe médica americana, mas o tipo sanguíneo de ninguém era compatível com a garota. Os médicos, tentando de toda forma salvar a menina, chamaram toda a população local, contaram o ocorrido entre gestos e palavras, a fim de conseguir um doador.
Depois de um momento de silencio, viu-se um braço levantar-se. Era um garoto de aproximadamente 12 anos. Os médicos o levaram às pressas para o hospital, terminaram os preparativos e iniciaram a transfusão. O garoto sentiu a agulha silenciosamente, mas, passado algum tempo, deixou escapar um soluço e tapou o rosto com as mãos. O medico perguntou se estava doendo e ele apenas balançou a cabeça demonstrando que não. Os soluços aumentaram e o medico, preocupado, chamou uma enfermeira vietnamita para tentar saber o que acontecia com o garoto. Após algumas palavras e carinhos, a enfermeira voltou sorrindo e disse ao médico: Ele estava com medo.
- Medo de que? – perguntou o médico.
- Medo de morrer. Ele não havia entendido o que estava acontecendo. Pensou que seu sangue passaria todo para amenina e ele morreria.
- Então, por que ele se ofereceu para a transfusão?
- Eu lhe perguntei a mesma coisa. Ele me olhou com um brilho diferente e disse:
-“Porque ela é minha amiga”.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Manhã de Sol


A poesia não é uma fotografia da realidade, é magia, é arte de eternizar o tempo e chorar nos ombros da alegria. E mais uma poesia do meu irmão José Maria Barros Cardoso o “Passarinho”.

O sol abriu,
Dentro de mim
Uma imensidão de mares
Tão lindos quanto a:
Pureza,
Beleza,
Filosofia,
E a poesia;

Surfo a pureza,
Contemplo a beleza
Encontro à filosofia na poesia,
Prazeres e dizeres desse momento.

Navego em águas tranqüilas,
De uma manhã de sol
Rumo a um porto seguro,
Da companhia da Harmonia.