quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Projeto sobre coleta de resíduos Plásticos recicláveis nas escolas


As Escolas Municipais e Estaduais de Macapá irão participar do Projeto: Recicle - Coleta de Resíduos Plásticos Recicláveis, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os alunos quanto a preservação ambiental, especificamente com relação à grande quantidade de resíduos plásticos descartados ao meio ambiente.

A SEMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente) promove o fortalecimento de parcerias com: SEED (Secretaria Estadual de Educação), SEMED (Secretaria Municipal de Educação) e Empresas de Reciclagem de Resíduos Plásticos, através da participação das escolas municipais e estaduais na execução do projeto.

 As escolas que irão participar do projeto, consequentemente estão aderindo a campanha que deverá premiar no final do ano/2010. A escola que tiver a maior quantidade em quilograma de resíduos plásticos recicláveis.

 A Premiação será para três escalas, sendo que serão divididos 03 grupos de resíduos plásticos recicláveis que são:
Grupo 01 – Garrafas pet (Refrigerante e água mineral):
Grupo 02 – Sacos e sacolas práticas
Grupo 03 – Recipientes plásticos Ex: amaciastes alvejantes, desodorantes e etc.. Dentro da proporcionalidade.

Será levada em consideração a quantidade e a qualidade do material coletado para facilitar na comercialização dos mesmos, para isso cada escola participante deverá separar seus materiais recicláveis.

 As empresas parceiras do Projeto se comprometem a comprar esses materiais para que gerem recursos para escolas;

Será responsável pela retirada dos materiais para as escolas que aderirem ao projeto;

Responsável pela pesagem de todos os materiais recicláveis e posteriormente o repasse das informações à SEMA para serem computados.

 A SEMA - participará na organização, articulação, coordenação, monitoramento e premiação para as escolas municipais e estaduais vencedoras da campanha de coleta de resíduos plásticos recicláveis.

 SEED E SEMED – participará na organização, articulação, coordenação e monitoramento.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

O Meio Ambiente no interior da Escola


A educação é um ato político e que, para ser identificada como um ato educacional na perspectiva ambiental necessita mais de uma mudança qualitativa da escola do que de informações eficientes. Isso será possível com uma maior ênfase nos aspectos éticos e políticos da questão ambiental.

O planejamento do trabalho de desenvolvimento dos profissionais da educação no interior da escola pressupõe uma reflexão e uma discussão coletiva da escola, em particular, suas condições objetivas, considerando dois eixos de analise: a história da própria escola e os reflexos da historia e do atual contexto educacional e social brasileiro sobre o cotidiano escolar.

O primeiro passo para se trabalhar bem a educação ambiental é criar na escola um ambiente capaz de envolver todos os professores e também a comunidade. Porque o meio ambiente vai além das dimensões biofísicas, como vegetação, recursos hídricos, fauna, solos, atmosfera. Envolve as configurações dos conhecimentos, das técnicas, das estruturas e das relações sociais.

Pensar o trabalho de desenvolvimento do pessoal da escola é, em primeiro lugar, diagnosticar as condições objetivas de cada escola e situá-la no contexto do movimento educacional e social mais amplo pelo qual passa a sociedade.

O meio ambiente no interior da escola tem por finalidade auxiliar na formação e na qualificação dos alunos e professores, com base nos princípios e na metodologia que envolve a comunidade. Este auxílio na qualificação visa também a promover um maior conhecimento sobre novos processos de preservação e conservação, adequação às formas de regulamentação, bem como criar condições que facilitem a difusão da informação.( revista mundo jovem/fevereiro/2009)

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Homenagem aos Pais


Receita de Pai (Silvia Shmidt)

Deus pegou a força de uma montanha,
A majestade de uma árvore,
O calor de um sol de verão,
A calma de um mar tranqüilo,
A generosidade da natureza,
Os confortáveis braços da noite,
A sabedoria das eras,
O poder do vôo das águias,
A alegria de uma manhã de primavera,
A fé de uma semente de mostarda,
A paciência da eternidade
E o centro da necessidade de uma família.
Depois Deus juntou todos esses ingredientes
E quando percebeu que nada mais havia para acrescentar,
Ele viu que sua obra prima estava completa.
Olhou para essa obra e disse:
“Tua missão é sagrada.
Vai para a vida, vai!
Só falta eu te dar um nome:
Eu te batizo de Pai”.
Vai... Tens todo o meu apoio!

Feliz Dia dos Pais!