quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Fauna e seus recursos


A fauna silvestre é exemplo de recurso natural de potencialidade sustentável. O uso pode ser ordenado de forma racional e fundamentado nos princípios da sustentabilidade. Dessa forma estaria assegurados o rendimento econômico da exploração e também a perpetuidade das populações de animais silvestres.

A implantação desse sistema é viável, todavia, depende da organização das populações em associações ou cooperativas e da criação de normas de manejo dentro de parâmetros técnicos e legais, capazes de proteger espécies ameaçadas de extinção e conservar aquelas de interesse econômico por meio do uso controlado.


LEI DE CRIMES AMBIENTAIS

Criada em 12 de fevereiro de 1998, Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605) estabelece sanções penais para aqueles que praticarem atos contra a fauna e a flora. Com isso, pretende-se inibir à caça e a pesca sem licença, o contrabando de animais, o abuso e maus tratos a animais silvestres e domésticos, a destruição de lavouras, pomares, rebanhos e florestas nativas ou plantadas, e até o condenável hábito de soltar balões ou outras práticas capazes de provocar incêndios ou gerar poluição em níveis que possam causar danos à saúde humana ou ao meio ambiente. (Manual de Educação para o Consumo Sustentável)

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Comunidade da Lagoa dos Indios é contra a transformação em quilombola


O Fantasma da transformação em quilombola volta a rondar a vila da Lagoa dos Índios com a promulgação, na última quarta-feira, dia 20/10/2010, do Estatuto da Igualdade Racial, respeitado pela comunidade negra local, mas que pode acelerar o processo.

Os moradores da Vila da Lagoa dos Índios, conhecida também como Goiabal, diante da tentativa de órgãos federais e municipais, de transformar o local em comunidade quilombola.

A primeira demonstração de força da comunidade aconteceu quando recentemente reuniram-se aproximadamente umas duzentas( 200) pessoas residentes do local para discutir, elaborar e assinar um documento que foi enviado ao Ministério Público, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Senduh), Justiça Federal, Defensoria Pública Federal e Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Comir), dando conta de que não favorável a transformação da vila em área quilombola.

A Vila da Lagoa dos Índios está totalmente integrada com a zona urbana e às oportunidades que ela oferece principalmente aos jovens que tem grandes perspectivas para o futuro. Eles não acreditam que a transformação em área de quilombola possa trazer algum progresso para a comunidade.

Opinião de moradores do local " Em vez de transformar a Vila em área de quilombola, as autoridades governamentais tanto da esfera federal, estadual e municipal deveriam se preocupar com a infraestrutura dolugar, como pavimentação asfáltica, linha de ônibus, escolas, creche e outros".

domingo, 17 de outubro de 2010

Áreas da Amazônia Brasil vai leiloar


Depois de anos de disputas judiciais e resistência política, o governo está retomando as concessões para a exploração de madeira por particulares. “O futuro da Amazônia, combatendo o desmatamento e dando respostas a mudança climática, é fortalecer a gestão florestal, não vejo outra solução”, disse Antonio Carlos Hummel, diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro, durante o evento REUTERS GLOBAL CLIMATE AND ALTERNATIVE SUMMIT.

O Brasil vai leiloar enormes áreas da Amazônia para que sejam administradas por cooperativas e empresas privadas de extração de madeira, na esperança de que contribua com a redução do desmatamento ilegal, disse uma importante autoridade do governo na segunda-feira, dia 11/10/10 à REUTERS.

O governo oferecerá até o final do ano quase um milhão de hectares para a exploração privada da madeira, área que dentro de cinco anos deve chegar a 11 milhões de hectares.

As concessões atuais somam apenas 150 mil hectares. Ao contrário da prática ilegal voltada para queimada e derrubada de árvores, que já destruiu quase 20 % da Amazônia, a gestão sustentável extrai apenas um número de árvore que a floresta seja capaz de regenerar naturalmente. Quando o governo começou a preparar as concessões, em 2003, enfrentou forte oposição de políticos conservadores que apontaram uma privatização do patrimônio brasileiro. “Na época não explicamos claramente o processo. Hoje está tudo esclarecido. Há mais de um ano existe um questionamento de privatização”, disse Hummel.

Segundo o funcionário, as concessões ajudam a impor um maior controle estatal na Amazônia, dificultando ocupações e grilagens. Enquanto o desmatamento ilegal em geral produz riqueza para poucos, as concessões florestais, ao menos no papel, geram empregos duradouros e arrecadação para os cofres públicos. (Correio do Amapá)

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dia do Professor


O Educador não pode ser uma pessoa ingênua. Ele deve ter bem presente que seu trabalho não constitui uma tarefa neutra, desligada da estrutura socioeconômica e política concreta na qual ele está inserido, pelo contrário ele sabe que seu trabalho está intimamente relacionado com esta estrutura mais ampla: ou serve para mantê-la ou para modificá-la.

Nesta perspectiva, surge a necessidade de ter ele uma opção política definida que lhe possibilite responder questões como estas:

- Para quem trabalho? Para que fim? O que desejo com educador?

O fato de saber que sua atuação como educador procede de opções, de uma concepção de homem e de mundo, de determinados modelos de pensamento e de ação que ele aceita como melhores que outros, torna-o mais seguro em relação a elemento essenciais que fazem parte de seu trabalho.

Está consciente, sobretudo, das qualidades indispensáveis que precisa cultivar junto aos demais para ser um autêntico agente de libertação.

Acredita profundamente no seu trabalho, e crer, sobretudo, no poder criador dos homens, pois sabe que eles, juntos, refletindo e atuando sobre sua realidade, podem e devem transformá-la.

O professor, portanto, tem de estar seguro da filosofia que dá sentido a sua ação pedagógica; tem de conhecer basicamente Biologia, Psicologia e Sociologia, já que trata com seres humanos, tem de dominar teorias de aprendizagem e conhecer profundamente os princípios didáticos nos quais ele apóia suas decisões em sala de aula, e fora dela.

O educador é, essencialmente, uma pessoa em constante busca; indivíduo que, explorando positivamente os conflitos e contradições que a realidade apresenta, ajuda todos a crescerem e cresce junto com todos. Deve ser inquieto, curioso, questionador, alegre, confiante e esperançoso.


“A educação é um ato de amor, por isso um ato de coragem. Não pode temer o debate, a análise da validade; não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa”. (Paulo Freire)

Parabéns pelo Dia do Professor!!!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A natureza, em sua pluralidade de formas, manifesta a infinita liberdade do Criador



O ser humano é chamado a ser livre, a semelhança de Deus, que exerce sua liberdade na criação por meio da pluralidade de formas de vida que se desenvolve, se transformam e geram outras vidas, em movimento de permanente mudança, como um puro brincar. Deus ama tanto a liberdade, que a ofereceu a nós, para tornar mais interessante à aventura humana de viver. Cada pessoa é um universo de possibilidades a explorar.

O planeta Terra é a casa onde habitam todas as criaturas. Mas só nós seres humano, temos capacidade para cuidar de todas as espécies.

A riqueza de espécies existentes na natureza, muitas das quais ainda desconhecidas pela ciência, é um dos potenciais econômico com megadiversidade como o Brasil. Muitas substâncias e produtos podem ser desenvolvidos a partir da flora e da fauna, como novos medicamentos, essências e aromáticos, para cosméticos, novos alimentos, óleos e fibras, que podem apoiar o desenvolvimento de um novo modelo energético, no qual a biomassa de alcoóis, óleos e gases combustíveis derivados da flora venham a substituir fontes não renováveis, como os derivados de petróleo. (Consumo sustentável manual de educação)

A Lenda da Água:
Foi Deus quem deu a água para as criaturas. Entregou- a primeiro aos animais. Deus escondeu um pote de água na mata e mostrou o lugar só para o beija-flor. Todos os dias o pequeno pássaro ia se banhar no pote. Depois saía voando para frente e para trás, assim ninguém podia saber a direção do lugar onde o pote estava escondido. Um dia a andorinha seguiu o beija-flor e descobriu que ele estava guardando a água e não queria reparti-la com ninguém. Ela voou com força e derrubou o pote. A água espalhou-se por toda a floresta e, na mesma hora, nasceram os regatos e os rios. E até hoje o beija-flor voa para frente e para trás, à procura do pote de água que perdeu. (revista de Ensino religioso Diálogo).

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Dia da Criança


AS CRIANÇAS APRENDEM O QUE VIVENCIAM ( Dorothy Law Nolte )

Se as crianças vivem ouvindo críticas, aprendem a condenar.
Se as crianças convivem com hostilidade, aprendem a brigar.
Se as crianças vivem com medo, aprendem a ser medrosas.
Se as crianças convivem com a pena, aprendem a ter pena de si mesmas.
Se vivem sendo ridicularizadas, aprendem a ser tímidas.
Se convivem com inveja, aprendem a invejar.
Se vivem com vergonha, aprendem a sentir culpa.
Se vivem sendo incentivadas, aprendem a ter confiança em si mesmas.
Se as crianças vivenciam a tolerância, aprendem a ser pacientes.
Se vivenciam os elogios, aprendem a apreciar.
Se vivenciam a aceitação, aprendem a amar.
Se vivenciam a aprovação, aprendem a gostar de si mesmas.
Se vivenciam o reconhecimento, aprendem que é bom ter um objetivo.
Se as crianças vivem partilhando, aprendem o que é generosidade.
Se convivem com a sinceridade, aprendem a veracidade.
Se convivem com a equidade, aprendem o que é justiça.
Se conviverem com a bondade e as considerações aprendem o que é respeito.
Se as crianças vivem com segurança, aprendem a ter confianças em si mesmas e naqueles que as cercam.
Se as crianças convivem com JESUS, aprendem que o mundo só é um bom lugar para viver quando amamos o próximo.



Criança você é a Esperança de um Novo Amanhã!
PARABÉNS PELO SEU DIA!!!

sábado, 9 de outubro de 2010


Cidadania é o conjunto de direitos e deveres que dá a pessoa a possibilidade de participar ativamente da sociedade. Isso não significa que temos privilégios, e sim direitos.
... Pois a igualdade em dignidade e direitos dos seres humanos, não é um dado. É um construído da convivência coletiva, que requer o acesso ao espaço público.
Tudo que acontece no mundo seja no meu país, na minha cidade, no meu bairro, na minha escola, ou no meu trabalho, acontece comigo.
Então eu preciso participar das decisões, o que interferem na minha vida.
A Cidadania é usufruir de seus direitos e ser um cidadão, como a educação que é fundamental assim, como o ar que respiramos.
Conscientizar as pessoas que a cidadania é fator determinante para manter o meio ambiente em que vive, conservado...
... Despertar na criança o sentimento de respeito e valorização do meio ambiente.
O acúmulo de lixo gera: grande quantidade de moscas, mau cheiro, baratas, ratos entre outros.
E nos dias de chuva a água arrasta toda essa sujeira para os rios, lagos e outros.
Vamos educar a criança de que a reciclagem é a solução para mantermos a cidade limpa delegando cada lixo para o seu respectivo ponto de origem. ( texto reciclagem)
Material que pode ser Reciclado: papel, papelão, jornais, revistas, latas, latões, tudo que for de alumínio, garrafas pet, potes de plásticos, sacos e sacolas de plásticos, vidro, borracha.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Consciência Ecologica


A Consciência ecológica deve vir do respeito à qualquer forma de preservação da vida.

A atitude de mudar deve partir de nós, o homem é o único ser vivo que destrói o ambiente em que vive.

Sabemos que a Terra é um planeta maravilhoso, conhecemos de varias formas de vidas e belezas infinitas, porém, está pedindo socorro, passando por fase de ruína,decadência de seus sinais vitais como: desmatamento com a devastação das florestas; contaminação da água dos rios e oceanos; poluição do ar, com o uso de agrotóxicos, etc. outros...

Se os habitantes, ou seja, se nós, não fizermos algo, em pouco tempo, veremos um mundo sem beleza, sem vida.

Não basta indignação. Precisamos agir! Afinal, como diria Rui Barbosa: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o Homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto”.