quinta-feira, 30 de junho de 2011

Carbono armazenado no solo do Amapá


No ecossistema terrestre, o solo é um compartimento chave no processo de redução da emissão de gases do efeito estufa, pois possui grande estoque de carbono.

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) organizou uma série de estudos estatísticos e testou algumas equações para descobrir aquela que vai determinar todo o estoque de carbono no Estado do Amapá. Esse estoque leva em consideração a tipografia florestal, sendo predominante a floresta densa de terra firme. Outra etapa exige realização de um diagnostico, cujo valor do projeto esta estimado em aproximadamente R$ 1 milhão. O financiamento esta sendo pleiteado mediante projetos enviados ao Fundo do Amazônia, para viabilizar esse recurso junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e social (BNDES).

A segunda parte consiste na execução de um documento de concepção do projeto de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação, o chamamento do RED. É uma etapa que consiste em uma série de estudos de uma determinada área. É feito o levantamento da fauna, estudos socioambientais, florísticos e os de estoque.
Depois da segunda parte executada, o IEF vai verificar quais áreas prioritárias do Estado para se instalar projetos dessa natureza, São áreas que estão sofrendo pressão por desmatamento. No Amapá, muitas dessas são exploradas por mineradoras e empresas de extração de madeira ilegal. A existência dessas áreas é do conhecimento do instituto, mas é preciso definir de fato quais os projetos que serão instalados, tendo retorno para as comunidades.

As emissões são organizadas em área de floresta em pé para estarem seqüestrando o carbono. Parte dela vai estar intocada, mas para isso é necessário determinar essa localidade. Por isso a importância dos estudos. Assim que o IEF estiver realizando essa etapa, vai separar qual a área em que será executado o projeto piloto de RED. O tempo necessário para o estudo e o diagnostico deve ser de pelo menos dois anos.
A primeira etapa do Projeto Carbono iniciou em 2009, sendo concluída em 2010. Foi o tempo utilizado para definir a equação a ser utilizada na definição de quanto de carbono se tem na floresta e para estar definindo o quanto de estoque. ( Jornal : A gazeta)

quarta-feira, 22 de junho de 2011


O Estado do Amapá tem uma superfície de 140.276 km² coberta em sua maior parte pelo ecossistema formado por uma floresta densa úmida de terra firme, além uma grande variedade de outros ecossistemas terrestres, costeiros e de água doce (savana do tipo cerrado, zonas úmidas costeiras, várzeas rios e lagos) com potencialidade para explorar atividades turísticas como, principal o turismo ecológico ou eco turismo, visto sua riqueza paisagística e localização geográfica, já que ocupa posição privilegiada em detrimentos das demais unidades amazônicas, dada sua maior proximidade com os grandes mercados emissores de turistas e o fato de ser um Estado litorâneo, possibilitando a comunicação para o interior da região, via fluvial.

Não obstante o setor Turismo no Estado do Amapá precisa ser mais valorizado e divulgado, não só em nível de governo, como também através da à iniciativa privada, já que, trata-se de um segmento efetivo da economia.

Extensão dos Ecossistemas do Estado:
Ecossistema Extensão (km²) Participação (%)
Florestas densas úmidas de terra firme 90.000 64,0
Zonas úmidas 15.000 10,7
Savana (serrados) 10.50 7,5
Florestas alagadas 9.800 7,0
Florestas de várzeas 6.200 4,4
Vegetação de transição (savana Floresta) 4.900 3,5
Mangues 2.800 2,0

Potencialidades turísticas a ser explorada.
Turismo Cultural Macapá, Santana, Mazagão, Calçoene, Serra do Navio, Oiapoque.
Turismo Cientifico Serra do Navio e Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, Calçoene, Oiapoque.
Turismo Esportivo
Pesca Esportiva Região dos lagos, Pracuúba, Tartarugalzinho, Mazagão e Amapá, Oiapoque.

sábado, 18 de junho de 2011


...O turismo no Estado do Amapá tem meios capazes de contribuir, eficazmente para a geração de emprego, renda, progresso e justiça social, pois é considerada a atividade que mais cresse no mundo pela sua ação sócio-econômica.

O turismo preocupa-se em apoiar e desenvolver os seguintes subsetores:

a) Hotéis de micro e pequenos portes;
b) Artesanatos e produtos regionais de fins turísticos;
c) Agencias de viagens;
d) Serviços de táxis;
e) Restaurantes bares e similares; e
f) Serviços de recepção.

Essas opções são justificadas pelos seguintes fatores:

I - A possibilidade de manutenção e geração de emprego, renda e fixação da mão de obra, prioritariamente no interior.

II - A existência de mercados intra e inter-regional;

III-A possibilidade de intervenções tecnológicas voltadas para a qualidade produtiva e, notadamente, à gestão de empreendimentos, sem prováveis dificuldades notáveis;

IV - A possibilidade de apoio técnico e financeiro de organismos estaduais e regionais.

V - Os interesses das organizações empresariais e as participações e parcerias já estabelecidas em ações estaduais em cursos; e

VI - A tradição de atendimento aos setores, dado às necessidades de ocupar novos espaços, aliados ao consenso da importância regional de todos os setores para a economia.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

DIA 13 DE JUNHO DIA DO TURISMO


Segundo a Organização Mundial de Turismo, o Turismo compreende "as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros".

O crescimento da atividade turística a nível mundial tem exigido do núcleo receptor uma qualidade cada vez maior dos serviços prestados, o turista tornou-se mais exigente, e busca uma oferta de serviços turísticos compatível com as necessidades de dinamização do setor que, muitas vezes, na região não tem acompanhado o mercado.

Partindo desse pressuposto, acreditam-se ser essencialmente necessária a melhoria dos produtos existente e a criação de novos produtos, baseados na correta identificação das potencialidades naturais da região a qual deve ser dinamizado para o desenvolvimento do turismo de aventura e/ou turismo ecológico, sem deixar de lado o turismo de compras, de negócios, de eventos, cultural etc. - se aproveitado o potencial de recursos naturais, enriquecidos por um valioso patrimônio histórico e cultural que, estrategicamente desenvolvidos poderão transformar realmente certas regiões do Estado do Amapá em um destino turístico inigualável.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Dia Mundial do Meio Ambiente


O Dia 05 de Junho foi estabelecido como marco comemorativo mundial para se implementar,
socializar e divulgar ações que integrem e fortaleçam políticas públicas de valorização ambiental e de responsabilidade compartilhada entre União, Estado e Municípios, em parceria constante com os diversos setores da sociedade.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi designado pela Assembléia Geral das Nações Unidas - ONU, com o intuito de sensibilizar a opinião pública para a necessidade de se proteger e valorizar o Meio Ambiente.

Para comemora a relevância, desse evento, o Governo do Estado do Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, (SEMA) e em parceria com outras instituições, realizará uma vasta programação no período de 06 a 10/06/2011, a Semana do Meio Ambiente, com o tema: Gestão Ambiental Compartilhada, a qual preconiza o desenvolvimento sustentável dos recursos naturais do Estado. (fonte: Folder SEMANA DO MEIO AMBIENTE)

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Agricultura Orgânica


Considera-se sistema orgânico de produção agropecuária todo aquele em que adotam técnicas especificas, mediante a otimização do uso dos recursos naturais e socioeconômicos disponíveis e em que há respeito à integridade cultural das comunidades rurais, tendo por objetivo:

• a sustentabilidade econômica e ecológica;

• a maximização dos benefícios;

• a minimização da dependência de energia não-renovável;

• empregar, sempre que possível, métodos culturais, biológicos e mecânicos, em contraposição ao uso de materiais sintéticos;

• a eliminação do uso de organismo geneticamente modificados e radiações ionizantes, em qualquer fase do processo de produção, processamento, armazenamento, distribuição;

• a proteção do meio ambiente
Agricultura Familiar: A escala de produção da agricultura familiar favorece a implantação de sistema agroecológicos. Como a administração e o manejo da propriedade estão a cargo do proprietário, se ele for orientado e apoiado pela política de governo de forma correta ,os sistemas agroecológicos terão grande êxito, aumentando a geração de empregos, a fixação do homem no campo, e promovendo a melhoria da renda dos pequenos produtores, aumento do número de propriedades com diversificação de cultivos, entre outros benefícios.