terça-feira, 30 de agosto de 2011


Como Território Federal, o Amapá tinha o seu mandatário nomeado pelo Presidente da República, e, geralmente, era indicado por pessoas ou instituições próximas ao Chefe da Nação. Com o Comandante Barcellos não podia ser diferente. A sua indicação para dirigir o Território partiu do Ministro do Interior, Mário David Andreazza.

O Comandante Barcellos chegou para a solenidade de posse, às 8h30min do dia 15 de março de 1979. Recebeu as honras militares, passou em revista a tropa da Polícia Militar e dirigiu-se as autoridades enfileiradas na entrada do Palácio para cumprimentos de praxe. A cerimônia de posse lotou o auditório do Palácio do Setentrião.

O seu modo de trabalhar foi logo exposto e assimilado imediatamente pelos auxiliares mais diretos. Recomendou que queria sentir todo o clima que envolvia a administração do Território. Em outras palavras, queria saber de tudo o que se passava em todos os escalões. Mais ainda, queria ele mesmo, autorizar todo e qualquer serviço.

O Comandante Barcellos provou que era possível a centralização e mostrou uma agilidade fora do comum, não deixando acumular nenhum papel sobre a mesa de trabalho.

O Comandante Barcellos começou o seu Governo no Território pelo fundamental: Conhecer o lugar, suas necessidades mais presentes e o que se podia projetar para o futuro bem próximo. (Hélio Pennafort, Barcellos Síntese de dois Governos)

Foi assim que o Comandante Annibal Barcellos começou “Uma vida dedicada ao Amapá”. Foi amigo de fé, irmão camarada, um ser humano digno de admiração, que conquistou o amor, o carinho e os anseios dos Amapaenses.

O Comandante Annibal Barcellos soube amar e servir a Deus e os irmãos, na sua trajetória na terra. Hoje está junto do Pai Celestial, pois partiu na madrugada de 14 de agosto de 2011, no domingo em quese comemorava o dia dos pais. Saudade... Eternas.

“Vi as belezas da terra e a minha alma sonhou com o céu” (Santa Terezinha de Jesus)


quinta-feira, 11 de agosto de 2011


Amigo
Foste jovem peralta, feliz e sonhador; buscaste nesta vida a simplicidade e a harmonia entre os que conviveste.

Na tua existência, lutaste por um mundo melhor por todos os lugares e instituições onde trabalhaste.

Na tua família só conheceste a felicidade.

Recebeste compreensão, compreensão, carinho e muito amor, porque também sempre deste os mesmos sentimentos a todos que conviveram contigo.

Pintaste teu viver entre nós com as cores da liberdade porque acreditavas que as pessoas são livres e dignas de respeito.

Ensinaste a todos que neste mundo vale a pena viver com intensidade cada momento porque tudo nesta vida é efêmero, como dizias: “Te permite viver esse momento”...

Hoje reconhecemos que foste entre nós um ser humano digno do nosso respeito e admiração, reconhecido como um homem caridoso, inteligente, simples, amoroso, mas também exigente, responsável, cuidadoso e idealizador de sonhos.

Sonhos estes, que sonhamos juntos, porque acreditamos contigo na possibilidade de dar uma melhor qualidade de vida a todos pelo caminho da Educação.

Sentiremos tua falta, mas, na certeza que aprendemos muito contigo, seguiremos à frente com a mesma bandeira que sempre levantaste em prol dos que precisam.

Acreditando que onde tu estás só reina alegria e fraternidade, você será mais um a usufruir da gloria e misericórdia de Deus.

Como diz o poeta: “Amigo é coisa pra se guardar dentro do peito, dentro do coração, debaixo de sete chaves, dentro do coração...” Tu serás para nós uma lembrança eterna que estará sempre em nossos corações.

Que o Senhor te receba no seu reino com a glória que tu mereces.

Com carinho eterno da amiga: Edilene Dias

Texto em homenagem ao amigo Sergio Costa Coutinho que nos deixou, para ir morar na casa do Pai Eterno, ontem dia 09/08/2011 em Belém do Pará, no hospital Porto Dias, quando obteve alta para o Além. Saudade, saudade...

Amigo Sérgio Coutinho, Obrigado por ter compartilhado comigo tanto do teu tempo,
de tua compreensão, dos teus sonhos, da tua confiança.
Tua amizade só me enriqueceu. ..