segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Eu to no Norte do Brasil, Eu to em Macapá




      Musica de Nivito Guedes, mostrando os pontos turístico da minha bela Cidade de Macapá.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Inaugurada, Escola Risalva do Amaral leva educação de qualidade aos moradores do bairro Pantanal
Adryany Magalhães
adryany_magalhaes@hotmail.com
Da Redação - Agência Amapá
A-A+Tamanho da Letra
Governador Camilo Capiberibe: ″uma escola como essa nos permite dizer que aqui estão presentes todas as condições para um trabalho digno”. Veja mais imagens aqui.Com muita festa e ao som da Orquestra Camerata Essência, o governador Camilo Capiberibe entregou nesta sexta-feira, 7, a Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral aos moradores do bairro Pantanal e adjacências. A instituição de ensino é 19ª entregue em três anos de gestão.
Essa é a primeira escola do bairro com capacidade para 1.100 alunos dos bairros Renascer I e II, São Lázaro e até do Pacoval, atendendo o público estudantil dos ensinos Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com isso, o governo realiza um antigo sonho dos moradores daquela área, cujo prédio foi construído em oito meses.
A neta da patrona da escola, Windy Amaral, enfatizou que Risalva sempre dedicou sua vida a educar e aos movimentos religiosos. "Ela acreditou que, através da educação, podemos modificar o mundo em que vivemos e por isso agradeço ao governador e sua equipe pela grandiosa homenagem à minha avó Risalva Freitas do Amaral, e sei que aonde ela estiver, está muito feliz com a homenagem", discursou.
A secretária de Estado da Educação, Elda Araújo, lembrou que, há um mês, o governador Camilo lhe deu a missão de entregar a escola totalmente equipada e mobiliada. "Hoje essa missão foi cumprida, pois não estamos entregando apenas um prédio para a comunidade, mas uma escola em condições de funcionamento, pois, além da estrutura, foram investidos mais R$ 600 mil no aparelhamento. Isso é a prova de um governo sério, que não entrega apenas estrutura, mas tem compromisso com a comunidade", destacou.
Foram investidos R$ 3,8 milhões na construção da escola, recursos do Governo do Estado e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A estrutura possui 12 salas de aula climatizadas - com capacidade para 40 alunos cada -, administração, biblioteca, salas de vídeo, de informática e de professores.
O senador João Alberto Capiberibe lembrou que todos os investimentos no bairro foram feitos na sua gestão quando era governador. "E agora, depois de muitos anos, o governador Camilo retoma os investimentos no bairro, inicialmente com a emissão dos títulos definitivos da área e, em seguida, constrói uma escola belíssima, sem falar que a rede de água está pronta", sublinhou.
Construída em um terreno de 2.000m², a escola tem um espaço interno, áreas urbanizadas e jardins. O primeiro bloco, com dois pavimentos, é imponente com arquitetura arrojada e moderna. Nesse bloco, levam ao primeiro andar uma grande escada com corrimãos e uma plataforma elevatória para cadeirantes. Essa é a primeira escola entregue com o elevador para pessoas com necessidades especiais.
O governador Camilo Capiberibe enfatizou que a escola é completa, foi feita com muito carinho e respeito para as pessoas que irão estudar e trabalhar no local. "Uma escola como essa nos permite dizer que aqui estão presentes todas as condições para um trabalho digno. A educação está acentuada e a homenagem à professora Risalva Freitas do Amaral é prova disso, agora cabe à comunidade escolar cuidar da instituição", recomendou.



Amigas do Grupo da Amizade que vieram prestigiar o evento como homenagem a querida Mestra.


 Professora Risalva Freitas do Amaral, desde o inicio de sua jornada de trabalho no magistério, sempre foi referencia importante porque sua determinação era tocar corações por meio das palavras, conduzindo-os ao alcance do conhecimento, em nível de conteúdo literário, social e religioso. Sua especialidade travada não apenas na Língua portuguesa, mas também, em geografia. Portanto, foi uma mestra versátil no sentido de corresponder com as necessidades dos alunos e de conformidade com a programação curricular das séries que lecionava.

Suas atividades profissionais foram exercidas nas Escolas localizadas nos lugares por onde seu esposo, Sr. Armando Amaral, seria como Oficial da Aeronáutica,  exemplo citamos: Clevelândia do Norte, no Oiapoque; na Base Aérea do Amapá e posteriormente , em Macapá. Em todas as Escolas nas quais trabalhou, deixava a marca registrada de sua responsabilidade e dedicação pelo exercício educacional, apresentando em criatividade pautada no entusiasmo pela prática do ensino.

O Colégio Amapaense foi o centro do universo do exercício das suas atividades, subir e descer as escadas do colégio, não a desanimava para assegurar a assiduidade e pontualidade, isso sem citar que estudava para obter sua Licenciatura em período extra do seu trabalho, sem proferir nenhuma lamentação.

A Professora Risalva conduziu o aprendizado dos seus alunos, através da beleza da mensagem do texto que elaborava, procurando transformá-los em poesia no aproveitamento da realidade do dia a dia.

Dentre as atividades exercidas, a Professora Risalva dedicava-se à Catequese e outras obras religiosas, inclusive, trabalhando com os padres missionários do PIME, recém-chegados a Macapá, e com ela aprendiam falar o português. Escrevia, ainda, crônicas para o jornal “ A VOZ CATÓLICA”, revelando a simplicidade do seu trabalho na dimensão reflexiva  da interpretação quanto ao valor da compreensão da boa leitura com apoio sustentável para gerar o conhecimento que fortalece a construção do saber.

Aguardamos que a Escola denominada Risalva Freitas do Amaral, através dos educadores, fortaleçam o exercício das atividades  para a construção do conhecimento pautado na polidez e na condução do conhecimento pautado na polidez e na conduta aperfeiçoada para a formação de cidadãos dignos da sociedade amapaense.

Após a sua aposentadoria, a professora Risalva se dedicou muito mais ao apostolado da oração e a Catequese na Igreja Nossa Senhora da Conceição. Idealizou também a formação do Grupo da Amizade, constituído de professores aposentados, com o qual continuamos, e hoje representamos com satisfação o referido grupo neste evento como homenagem à sua memoria.


Texto de ANA ALVES DE OLIVEIRA, componente do Grupo da Amizade.



terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Aniversário da Cidade de Macapá



Parabéns Macapá! Terra Boa, de crescimento, prosperidade e muitas oportunidades.
Feliz Aniversário minha linda Cidade banhada pelo majestoso Rio Amazonas e cortada pela linha imaginaria do Marco zero do Equador