domingo, 15 de fevereiro de 2015

ORIGEM DO CARNAVAL



A celebração provavelmente tem sua origem em frestas pagãs, como os realizados em honra de Baco, o deus do vinho, e as saturnais romanas e as Lupercalia, ou aqueles que tiveram lugar em homenagem ao touro Ápis, no Egito.



Segundo alguns historiadores, as origens das festividades do carnaval remontam à antiga Suméria e Egito mais de 5.000 anos atrás, com celebrações similares no Império Romano, onde o costume se espalhou por toda a Europa, sendo trazido para a América pelos navegantes espanhóis e portugueses que nos colonizaram a partir do século XV.


O carnaval remonta as festas pagãs Celtas, a festividade contemporânea conhecida como o Carnaval pode ter tido sua origem na necessidade de comer todas as carnes e produtos animais como ovos e manteiga antes de iniciar o período da Quaresma. Segundo a tradição católica durante a Quaresma não deve comer carne, mas somente peixes e legumes.

No entanto, as verdadeiras origens do Carnaval são ainda desconhecidas. Não há como verificar onde e quando nasceu o carnaval. Estudos estimam que o primeiro culto que mais tarde seria conhecido como o Carnaval foi feitas anos antes de Cristo, quando os agricultores se reuniram no verão, com os rostos mascarados e corpos pintados inteiramente em torno de uma fogueira para celebrar a fertilidade e produtividade do solo, bem como afastar os maus espíritos da colheita.

A primeira concentração carnavalesca está localizada no Egito. A festa era nada mais do que dança, canto, e os participantes usavam máscaras e fantasias como um símbolo de ausência de classes sociais.


Seguindo a tradição chegou à Grécia. No século VI a. C. era costume de andar de barco com rodas (navalis carrus) onde as pessoas dançavam todos os tipos de dança.

Em Roma, foi dedicada à deusa egípcia Isis, espalhando o culto dos celtas e os alemães.

As cerimônias foram um ponto comum. Foram associados com os fenômenos espirituais, astronomia e ciclos naturais, e manifestados através  de expressões tais como a dança, música, sátira, máscaras, e desordem. Em uma sociedade com muitas diferenças sociais, as partes apresentaram-se para a necessidade de liberdade de todos.



Ricos e pobres se misturam durante o carnaval não reconhecido. Em seguida, vem o carnaval de Veneza, e de lá todos. E ele gradualmente molda suas características, dependendo dos costumes de cada país. Mas, geralmente, o carnaval é definido através de mascaras, fantasias, carros alegóricos, desfiles, bailes, etc.

A data do carnaval varia de ano para ano. Muitas pessoas perguntam como você calcula a data  do Carnaval?

A data da Pascoa começa (Domingo de Ramos) é calculada pelo mês lunar (28 dias) e domingo para a primeira lua cheia depois do equinócio da primavera (21 de março). Em outras palavras, a Pascoa só pode começar o mais tardar em 22 de Março e até 18 de abril. Portanto varia de ano para ano.

Assim o costume foi levado para calcular as datas do Carnaval, só em contagem decrescente, 40 dias entre o Domingo de Ramos. Esse dia será quarta- feira, e é o dia que começa a Quaresma.
A data do carnaval varia de ano pra ano. E, o calendário é marcado pela Igreja Católica; que é calculada pela data do Domingo de Pascoa. 



Ao principio, a igreja foi contra o Carnaval. O considerava muito leniente com as emoções, prazeres e desejos das pessoas. Para a igreja, o carnaval representava a desordem, o proibido. Ainda assim, o carnaval continuava, e a igreja, sentindo que era impossível impedi-lo, acabou adotando oficialmente a festa em, 590 d. C., e começando a programar seu calendário.

A primeira quarta-feira após o carnaval chamou “quarta de cinzas”, da inicio á quaresma, período em que se devem abster-se de todos os tipos de prazeres, como a carne, os ovos, o sexo, diversão em geral.
Por causa disso, o carnaval é calculado em relação à Pascoa. Entre quarta-feira de cinzas e o domingo de Pascoa tem que passar cerca de 40 dias.

Além disso, esta celebração também é coincide com o feriado da Pascoa  judaica. Realizada na primeira lua (lua cheia), na primavera ou 14 dias depois da lua nova.
A Lua leva mais de 27 dias para se trasladar ao nosso redor, mas, entretanto, o Sol também muda a sua posição no céu a cada ano percorre todo o céu. Então, a Lua necessita de 2 dias a mais para chegar ao sol e isso acontece em 29 dias, 12 horas e 44 minutos e uma fração, para ir de uma lua nova até a próxima.

Assim, a maioria dos meses judaicos se alterna entre 29 e 30 dias, o primeiro Adar, 30 dias, o segundo Adar, 29, a Nissan, em 30 dias, Iyar, 29 Sivan, 30 e assim por diante, exceto Cheshvan e Kislev, no outono, dado que correspondem a 44 minutos e também outros ajustes.

Um importante ajuste desse tipo é aplicado no dia do Ano Novo, conhecido como Rosh  Hashaná (“inicio do ano”), você nunca deve cair em um domingo, quarta ou sexta-feira.
Isto é feito para evitar que, mais tarde, o Yom Kippur (“Dia do Perdão”), que é 10 dias mais tarde, para não cair junto do sabbath, porque dois dias de folga poderia dificultar a celebração adequada de ambos, e também para evitar que o sabbath coincidir com outro feriado que existe nesse mês. De modo que, curiosamente por causa desses ajustes, o Rosh Hashaná, muitas vezes não cai na lua nova.
Como é possível apreciar, para compensar o tempo introduzem um mês a cada 4 anos, para isso determinar que é uma festa “flutuante”.



O Messias foi   fcrucificado nos 14 dias de Nissan, como Paulo disse que é a nossa páscoa, o cordeiro sacrificado.
A seguinte é uma explicação um pouco mais complicada para alguns pelo uso de termos não muito comum para aqueles que não são judeus, mas também nos ajuda a compreender algumas das datas, mas este carnaval e pascoa:

No calendário judaico de 2008, por exemplo, (neste dia) é o dia 6 do mês de Adary este ano, é o “primeiro Adar” ou “Adar Aleph”, porque é um ano bissexto. O mês é seguido por “Adar Beth” “ou “ Ve Adar” (“e””Adar”), o segundo Adar, um mês extra adicionado ao longo do tempo.


Evidentemente, devemos ter em mente que o calendário judeu segue a lua: “Rosh Chodesh” (“inicio do mês”), o primeiro dia do mês cai sempre na Lua Nova, no momento em que a posição da Lua no céu passa pelo Sol. Depois disso, podemos  ver uma lua crescente logo após o por do sol