quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Primavera


A vida é linda, maravilhosa e procuramos buscar a felicidade sob formas diferentes, como por exemplo, só o fato de está olhando este quadro onde a Thianoã Amada,a cachorrinha mais feliz da Av.Silla Salgado, se escondendo no meio da plantação de Girassol, saudando a primavera. Me trás uma paz, uma vontade rir...

“Primavera estou sempre a tua espera;
Como a brisa beijando o mar;
O mar beijando a praia;
Como o gorjear dos pássaros
Como a música que une o universo;
Estou sempre a tua espera”. ( Passarinho)

O Ser Humano foi criado para ser o senhor da natureza e de todas as coisas deste nosso planeta terra. É por isso que a nossa missão é Semear a Paz e Preservar o Meio Ambiente.

sábado, 25 de setembro de 2010


O Amapá é um estado com um potencial natural fantástico, com perspectivas de futuro. O nosso Amapá vem acompanhando, o processo de mudanças ocorridas no mundo, sobretudo, com acesso a informação cada vez mais facilitado, as novas tecnologias que nos mostram com eficácia os riscos de nossa conduta e manejo com os recursos naturais.

O consumo está aumentado cada vez mais. Nossos rios , animais e plantas sendo destruídos e junto com eles a vida. Precisamos de mecanismos legais, mais eficazes que possibilitem a implantação de políticas públicas descentralizadas, com a participação e gestão da comunidade.

As pessoas estão parando para refletir sobre os seus comportamentos a cerca da problemática ambiental, com suas duvidas e incertezas a continuidade do ciclo da vida no planeta terra quanto a melhoria da qualidade de vida no meio urbano e rural, o acesso ao saneamento básico, o uso responsável dos recursos hídricos, a criação de uma infra-estrutura capaz de conciliar interesses diversos e a preservação da nossa fauna e flora.

domingo, 19 de setembro de 2010

Prece pela Ecologia


Senhor, Pai e Mãe de todas as criaturas, abençoa o ar que respiramos e o vento que suaviza;
A água cristalina das fontes e a chuva que refresca;
A terra que nos dá alimento,
As árvores com saborosos frutos
E as flores perfumam os campos.
Abençoa também o sol e a lua,
O arco-íris,
As estações do ano,
A fauna e a flora.
Com teu sopro divino,
Afasta as impurezas que mancham o belo espetáculo do horizonte
E o brilho fascinante das estrelas.
Suscita em nós o espírito ecológico
E orienta nossas mentes e corações.
Pois cabe a cada a cada um de nós o compromisso de preservar a natureza, maravilhosa obra de tua criação.
Amém
Texto: Luizinho Bastos

O melhor Aproveitamento Sustentável das Áreas das Ressacas



A biodiversidade, que é a variedade de organismo vivos presentes em uma região, e a paisagem natural das ressacas podem servir para diversos fins sem que para isso, seja necessário poluir ou destruir o ambiente.
A grande fertilidade natural das áreas úmidas, e a diversidade de plantas oferecem condições para alternativas de atividades econômicas sustentáveis, como por exemplo:
 Incorporação das ressacas como elemento de projetos urbanísticos, para a prática do ecoturismo, lazer, esporte e da educação ambiental;
 Aproveitamento de Frutos como o buriti, uma espécie de vegetação típica das áreas úmidas, que possui alto valor nutritivo e dele pode-se extrair vários produtos como o óleo a farinha, o biscoito;
 A melicultura é outra atividade de baixo custo e com bom retorno financeiro, como produção de mel, cera, e própolis. Também é uma das únicas atividades agropecuárias que contribui para a preservação e a conservação da natureza, já que as abelhas exercem a função de polinização nas plantas.

 Piscicultura é uma atividade econômica já praticada no Estado do Amapá, com a criação do tambaqui, tucunaré e pirapitinga, que são peixes de grandes portes, resistentes ao manuseio e ao arraste, e muito valorizado comercialmente. Devemos, entretanto, ter cuidado com a criação de espécies exóticas, isto é, espécies que não fazem parte de nossa região.

 Agricultura, denominada agrícola familiar, é praticada em pequena escala com o cultivo de hortaliças, pequena plantações de goiaba, mandioca, manga, laranja, abacaxi, mamão e outros. São geralmente comercializados nas feiras do produtor. Todos estes produtos citados se enquadram como orgânicos, que não utilizam produtos químicos no cultivo, e possuem grande aceitação no mercado. Existe, porém, necessidade de incentivo e apoio, tanto financeiro como técnico dos órgãos competentes. Pode-se implantar cooperativas para todas essas atividades, gerando empregos, rendas e oportunidades de pequenos negócios. (A Cartilha "Ressacas-Por que protegê-las?" Macapá-Ap/GEA/SEMA-2006)