sábado, 23 de abril de 2011
Zoneamento Agroecológico
A Embrapa-Amazônia Oriental é um centro de pesquisa com laboratório de solos e sensoriamento remoto, e capacidade para realizar as mais diversas análises (levantamento dos recursos naturais), ordenamento territorial e avaliação de impactos ambientais). A instituição realizou cerca de 30 zoneamento municipais nos estados do Pará, Amazonas, Acre e Amapá e é responsável pelos zoneamentos agroecológicos na região.
Com essa forma de zoneamento é possível determinar o que e onde será possível plantar; quais as limitações de uso do solo, em atividade agropecuária; quais as causas da poluição ambiental e da erosão do solo, o que pode ser feito para combater esses problemas; e como reduzir os gastos com insumos agrícolas, aumentando a produtividade e mantendo a qualidade da produção, facilitando o rendimento da mão-de-obra.
É realizado o estudo do uso do solo para a agricultura, pecuária, silvicultura, extrativismo, conservação e preservação ambiental, a partir da elaboração de mapas na escala de 1:100.000 com informações sobre caracterização climática, solos, aptidão agrícola, cobertura vegetal e uso das terras, potencial para social para diferentes atividades e para o próprio zoneamento agroecológico.
O Relatório Técnico apresenta as recomendações sobre uso racional do solo que podem ser aplicadas na elaboração de programas e projetos para o desenvolvimento sustentável da região estudada. O zoneamento agroecológico possibilita o acesso ao crédito pelo empreendedor rural, e contribui com a redução dos riscos de investimento de agências de credito ou de desenvolvimento regional. (Fonte: ZEE na Amazônia Legal: Projetos e Resultados Brasília/DF – 2007)
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Impactos Ambientais e Métodos de Avaliação e Estudo
Existem várias formas para determinar o impacto ambiental e propor alternativas de acordo com a legislação ambiental brasileira, para realizar projetos, obras e empreendimentos. Os mais importantes são:
Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) – Conjunto de procedimentos capazes de assegurar o exame dos impactos ambientais de um projeto, programa, plano ou política, e de suas alternativas. Os resultados são apresentados ao público e aos responsáveis pela tomada da decisão, para que adotem medidas de proteção do meio ambiente.
Estudos de Impacto Ambiental (EIA) – Estuda as condições atuais e faz projeções para o futuro do meio ambiente, com o projeto e sem ele. Exemplos de impactos ambientais são os efeitos da construção de uma hidrelétrica ou estrada, variações climáticas, derrame de petróleo no mar ou rio, acidente que causa vazamento de produtos tóxicos em uma determinada área, entre outros.
Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) – Apresenta conclusões do EIA ( resultados dos estudos técnicos e científicos) para esclarecer todos os elementos da proposta em estudo, que é divulgada e analisada pelos grupos sociais interessados e instituições envolvidas na tomada de decisão.
Plano de Controle Ambiental (PCA) – Reúnem, em programas específicos, ações e medidas que podem reduzir e compensar os impactos ambientais previstos pelo EIA. Realizado por equipe multidisciplinar (profissionais de diferentes áreas técnicas e cientificas), adequada às medidas que serão implementadas. (Fonte: ZEE na Amazônia Legal: Projetos e Resultados Brasília/DF – 2007)
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Passeio a Salinópolis
Alojamento: Hotel Mar e Ondas
Divertimento:
Show de Verão: O povão participando em massa curtindo, participando dos eventos (Bandas de Músicas, Rali, Maratona, etc).
Praça do Maçarico
Passeio: Praia da Atalaia ( Ponto Turístico)
Balneário Tubão
Igarapé (água fria transparente)
Passeio ao comercio da orla (praça da alimentação, sorveteria, shopping de bijuterias, confecções e artesanatos)
Visita a residência da amiga Eliana. Ela e sua família nos receberam carinhosamente como se fossemos preciosas celebridades de Macapá, nos mostrando sua bela casa (jardins e piscina) proporcionando horas de relax (nas redes) da varanda de sua casa. Passamos dias alegres curtindo a Cidade praiana, conhecida também como Salinas, mas o nome oficial é Salinopólis município do Estado do Pará cuja economia gira em torno do turismo e da pesca.
As praias possuem areia fina, com água de uma tonalidade verde acinzentada, devido aos sedimentos carregados pelo Rio Amazonas.
O interessante que a Praia do Atalaia é aberta para a circulação de carros, por isso é a mais populosa. A paisagem é formada por praia, rios, furos, igarapés, mangues e dunas no meio das quais fica o Lago da Coca Cola que tem esse nome por sua água doce, escura e geladíssima. A natureza é fantástica, fascinante. A Preservação do Meio Ambiente é fundamental. Nossa atitude pode mudar o mundo.
Assinar:
Postagens (Atom)