quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O estado do Amapá possui uma rica cobertura vegetal


A cobertura vegetal do Amapá é de grande importancia economica para o estado, contudo, é dela que grande parte da população extrai inumeros recursos naturais, como castanha do pará, palmito do açaí e da pupunha, guaraná e madeira, e o que lhes garante o sustento. Esses recurso naturais são utilizados como materia prima para as indrústrias madereiras, de móveis, de produtos alimentícios, cosméticos e medicinais.

A Floreta Equatorial também influencia nas frequentes chuvas e na rede hidrografica da Região Amazonica. Metade da água que existe na atmosfera sobre a floresta depende da evapotranspiração, isto é, da evaporação das águas dos rios e da transpiração das plantas e dos animais. Por isso, é fundamental a conservação dessa vegetação. Além disso a densa floresta protege os solos contra a erosão, pois, as plantas evitam que a água das chuvas caia diretamente sobre o solo.

Com o pequeno número de habitantes e o isolamento do nosso Estado em relação aos outros estados, pois o unico meio de transporte nosso é fluvial e aereo, contribuiram para que apenas poucas áreas da floresta Equatorial fossem desmatadas. Portanto, nossa floresta conserva ainda sua rica biodiversidade praticamente intacta.

O Estado, atualmente, tem uma grande preocupação com a preservação das áreas de florestas. Por isso, o governo vem implementando propostas de desenvolvimento sustentavel para a instalação de projetos, em que é possível promover o desenvolvimento econômico sem provocar agressões ambientais ou destruição da cultura local.

A Biodiversidade é a variedade biologica de especies vegetais e animais em uma determinada região.

Amapá significa o lugar da chuva. O termo (chuva) Paba (lugar, estância, morada), significando, portanto lugar de chuva.

A tradição diz no entanto, que o nome teria vindo do nheengatu, uma espécie de dialeto tupi jesuítico, que significa Terra que Acaba, ou seja: ILHA. O topõnismo também reporta à árvore Amapá, da familia das Apoximácias.

Contribuição dos rios na fundação da cidade


Os rios sempre contribuiram para a fundação de cidades em todas as partes do universo. Algumas cidades surgiram na margem de rios como: Londres capital da Ingraterra, surgiu nas margens do Rio Tâmisa; Alexandria surgiu às margens do Rio Nilo; São Paulo às margens do Rio Tietê e inumeras outras. No Estado do Amapá, os rios contribuiram e muito para o surgimento de cidades, à vista disso que as maiores cidades estão proximas ou nas margens dos rios. Um bom exemplo é a capital do Estado , Macapá, localizada na margem esquerda do Rio Amazonas.

O Rio Amazonas espichou. Não é apenas o primeiro do mundo em volume de água. Uma equipe cientifica do Instituto de pesquisa Espaciais (INPE), chefiada pelo geologo Paulo Roberto Martini, está segura que sua nascente fica no Rio Apurimac e não no Marañon dos livros e mapas. Com isso, o amazonas passa de 6.600km para aproximadamente 7.100km.(...) Nova Escola

Os rios do Estado do Amapá se transformam em atração turística quando acontece o fenomeno da pororoca. Podemos observar melhor este fenomeno no Rio Araguari, Ele está a alguns quilometros ao norte da Foz do Rio Amazonas.

Durante a pororoca, as onda podem chegar a 5m de altura. A força da água do mar empurra a água do rio, derruba e arrasta árvores, transformando, dessa forma, o leito do rio. A pororoca acontece durante a lua nova, sendo mais intensa entre abril e junho.
Pororoca para os índigenas do baixo Amazonas : poroc-poroc que significa desdruidor.
O encontro de água doce com o Oceano Atlentico é que produz a maior onda de rio da Amazonia e do mundo.
Cutias do Araguari é palco de uma das etapas do circuito mundial de Surf na Pororoca, no mês de março. Fica a cerca de 130 quilometros da capital-Macapá. (...) SETUR

Se a palavra é curtir a natureza ao extremo, um dos lugares é Serra do Navio. A viagem é maravilhosa, você tem uma visão deslumbrante no antigo Trem da ICOMI em pleno vapor ,atravessa a Floresta Amazonica com uma ampla diversidade de paisagens e especies de fauna e flora. Serra do Navio é o habitat natural do beija-flor "Brilho de Fogo"(Topaza Pella). Trilhas na floresta, igarapés com pequenas cachoeiras e balneários com água cristalina, são alguns dos atrativos para quem procura a natureza. (...) Folder SETUR

O Municipio está dentro do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, uma das maiores unidades de conservação do mundo com mais de 3 milhões e800 mil hectares. Serra do Navio está a cerca de 180km da capital/Macapá pela BR-210. (...) SETUR

É premente que haja cada vez mais conscientização dos moradores das cidades, empresas, comunidade de um modo geral sobre a importância da conservação e proteção dos rios e o quanto da função que eles exercem para toda a cidade.

domingo, 15 de novembro de 2009

FORTALEZA DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ

ENFIM, MENOS POLUIÇÃO

Editorial/Jornal do Dia de 15 novembro de 2009
Enfim, menos poluição.

Finalmente o governo anunciou a mete de redução de emissões de gases do efeito estufa que o Brasil irá levar para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climaticas (COP-15) em dezembro.O Pais se comprometerá em reduzir de 36,1% a 38,9 % as emissões de CO2 até 2020.

Para representantes do governo, a meta "não é tímida''. A redução será feita a partir do controle do desmatamento (24,7% a 6,1%), de iniciativas no setor de energia (6,1% a 7,7%) e em setores, como a siderurgia (o,3% a 0,4%). Nesse caso, ficaria bem proximo de 40% e ninguem prometeu 40%. É uma estimativa. É um tentativa do governo. Porém, entre prometer e cumprir há um espaço muito extenso. o Brasil, como um Pais em desenvolvimento, não é obrigado assumir metas de redução. Especialistas, no entanto, avaliam que o compromisso com percentuais de redução poderá colocar o pais em posição de testaque na conferencia que será realizada em dezembro, em COPENHAGUE (Dinamarca).

Dentro do Pais, disparadamente está o Amapá, com quase 100% de sua floresta intacta. De resto, algum trabalho precisa se feito em outros estados, uma vez que, apesar do Pais não ter obrigação, tem a "menina dos olhos "'do mundo chamada Amazonia. O melhor mesmo, é firmar a meta e buscar os resultados

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Meio Ambiente


Meio Ambiente é tudo que nos envolve, nos rodeia o ar que respiramos. Por isso, torna-se urgente a conscientização coletiva de que o futuro da humanidade depende da relação que o próprio homem estabeleça com o meio em que vive, percebendo-se como parte integrante do meio Ambiente, e portanto fundamental para a sua conservação e preservação que é uma missão para todos nós vivente deste maravilhoso planeta Terra.

Assim sendo, a educação ambiental para o desenvolvimento sustentável é uma vida longa e ampla que sustente com inteligência cada desafio individual, das instituições e das sociedades que visualizem o amanhã com uma diferencial que pertença a todos nós seres viventes deste lindo, maravilhoso e colossal planeta Azul.
















Preservação do Meio Ambiente


Atualmente, o mundo sofre com grande problemas, o descarte e o incentivo de consumir mais do que precisamos.

Os recursos naturais conseguem suprir nossas necessidades desde que, não sejam exagerados, mas infelizmente, estamos exagerando e arrancando tudo da natureza. Ela não é mercantil, supermercado, mercearia, ou seja, um comércio, que quando necessitamos, compramos e novamente abastecemos nossas prateleiras, os recursos naturais são finito, vão acabar se não usarmos direito.

O Homem tem papel fundamental nesse processo, por exercer influencia direta no meio e, portanto é do homem que deve partir iniciativas que venham proteger e beneficiar o meio ambiente.

Sabemos que o Meio Ambiente vai além das dimensões biologicas, como vegetação, recursos hídricos, fauna, solos, atmosfera... Envolve as configurações dos conhecimentos, das técnicas das estruturas e das relações sociais. Unidos conseguiremos transformar a realidade em que vivemos e das nossas futuras gerações, só com o esforço conjunto e harmonioso poderemos cuidar e preservar o nosso mundo, o nosso Planeta.

Um lugar bonito

O que é Meio Ambiente?


Atualmente se fala tanto em Meio Ambiente! Afinal o que é Meio Ambiente?

Você sabia que apesar da expressão" Meio Ambiente" ser bastante falada, são poucas pessoas que realmente a define com clareza.

Para muitos. Meio Ambiente, significa fauna e flora, ou seja, bichos e plantas. E assim, não acreditam que o Meio Ambiente começa dentro de cada um de nós, alcançando tudo o que nos cerca e as relações que estabelecemos com o nosso Planeta Terra. Esses esclarecimentos sobre o que segnifica Meio Ambiente, nos faz entender que, os recursos naturais como : água, vegetação, animais, rochas, enfim, tudo que a natureza nos dá, são finitos, isto é, vão acabar e que depende de todos nós evitarmos que isso aconteça. Devemos discutir juntos soluções para esse problema, que não é só do Amapá/Brasil, mas do mundo, do nosso Planeta.

O Meio Ambiente é qualquer espaço, como a nossa casa, a nossa rua ,o nosso bairro, a nossa escola, a nossa cidade, o nosso ambiente de trabalho, nossas florestas, nossos rios e cachoeiras, onde, somando tudo, cada um deles faz parte do nosso Planeta, e se faltar um, não haverá sustentação, estaremos em desequilíbrio.

sábado, 5 de setembro de 2009

Paraíso das Palmeiras-rio Matapi

Igarapé da Fortaleza

Praia do Aturiá

CURIAÚ

Bacia Hidrografica



A Bacia Hidrográfica do Curiaú e do igarapé da Fortaleza abrange as cidades de Macapá e Santana, vivem aproximadamente 350 mil pessoas com um percentual de 73% do total da populacão do Estado do Amapá.(...)SEMA

Uma parte da bacia hidrográfica é firmada por áreas de ressaca, que em conjunto com os pequenos canais e os cursos principais, realizam a drenagem das águas pluviais (das águas das chuvas).

Uma Bacia Hidrografica é definida como a área geografica drenada por um rio ou igarapé,limitada por divisores de água, que correspondem às partes mais elevadas do terreno.

Todas as águas das chuvas que caem sobre a bacia são escoadas (drenadas) para um curso de água principal (rio ou igarapé),que por sua vez, dirigem-nas para rios maiores ou oceanos.

As ressacas funcionam como bacias de acumulação e por meio dos igarapés, se interligam com o rio Amazonas. Evitando que ocorram alagamentos nas áreas de terra firme que circundam as ressacas.

À medida que a humanidade aumenta, cresce a sua capacidade de intervir na natureza de forma desordenada, provocando mudanças que invariavelmente tem efeitos negativos para o bem estar da socidade. Por isso, torna-se urgente a conscientização coletiva de que o futuro da humanidade depende da relação que o próprio homem estabelece com o meio em que vive, percebendo-se como parte integrante do meio ambiente, portanto, elemento fundamental para a sua conservação e/ou melhoria
.

É de fundamental importancia conservar os igarapés que ainda não foram impactados, evitando a destruição de suas matas ciliares e o assoreamento de seus leitos.

sábado, 20 de junho de 2009

PROTEÇÃO ÀS ÁREAS DE RESSACAS


Ë preciso que haja conscientização da comunidade a cerca da importância e conservação dessas áreas, ter consciência da função que ela exerce para toda a cidade,e que qualquer problema em uma área irá afetar diretamente outras áreas mesmo não sendo de ressacas.

Não é tarefa fácil proteger as áreas de ressacas, cada morador,que por dificuldades economicas vivem em áreas de ressaca, deve se responsabilizar pelo lixo doméstico, evitando joga-lo para nessa área, e sim num lugar apropriado.

Os moradores, a comunidade podem se unir e propor sugestão para o bom uso e proteção das ressacas, auxiliando e cobrando do governo e das prefeituras, ações que possam melhorar a nossa qualidade de vida.

domingo, 31 de maio de 2009

O que sào Ressaca


O QUE SÃO ÁREAS DE RESSACA

RESSACA é o termo usado em nosso Estado, para designar as áreas úmidas, identificadas como campos herbáceos periodicamente inundáveis, que funcionam como bacias de acumulação e drenagem das águas das chuvas.

São ecossistemas situados em terrenos baixos, ao longo do litoral amapaense e ligados ao rio amazonas através de igarapés ou canais.

Algumas dessas áreas permanecem alagadas durante o ano todo, outras só se inundam no período mais chuvoso.

Muitos pássaros e várias espécies de peixes e mamíferos, insetos e outros animais procuram as áreas de ressaca para se reproduzirem ou na busca de abrigo e alimentos. Há várias espécies de plantas nessas áreas como piripiri, mururé, sororoca e o buruti, a principal palmeira encontrada nessas áreas. Algumas podem ser utilizadas como fonte de alimento ou matéria-prima para o artesanato e outros produtos como óleos e cosméticos.

FUNÇÕES ECOLÓGICAS DAS ÁREAS DE RESSACA

Além de contribuir para a drenagem das águas pluviais, as áreas de ressaca exercem outras funções muito importantes, como por exemplo.

 Funções Ecológicas das Áreas de Ressacas.

 As ressacas reúnem condições ecológicas adequadas para produção e crescimento de muitas espécies de animais aquáticos e de pássaros. Nelas são
encontrados diversos tipos de peixes e crustáceos com: acará, traíra, jandiá, camarão, caranguejo e outros.

 Equilíbrio Térmico das Cidades. As áreas de ressacas são fonte de umidade, isto é, favorecem a formatação de vapor d’água na atmosfera através da evaporação de suas águas. Como são áreas abertas, formadas em sua maior parte por campos, facilitam a circulação dos ventos que levam para o meio urbano, o ar úmido, amenizando o clima quente de nossa região.

 Centro Natural Paisagístico. A harmonia gerada pela rica biodiversidade presente nas ressacas e pelos seus aspectos físicos (solo e água, por exemplo) cria um ambiente saudável que contribui para o bem estar das pessoas e demais seres vivos. Para a cidade, o cenário natural proporcionado pelas ressacas, valoriza as áreas urbanas situadas próximas a elas. As ressacas possuem um grande potencial econômico que pode ser explorado pelo turismo.(...) SEMA

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Minha Cidade


O Estado do Amapá, situa-se sob a Linha do Equador, detentor de águas profundas, "O Canal do Norte" na principal conexão do Rio Amazonas com o Oceano Atlântico.

Vivemos numa sociedade onde se busca o equilibrio através do homem e o meio ambiente.

A Ciência e a Tecnologia demonstram que a econômia e o desenvolvimento sustentável envolve dimensão cultural e politica e que exige participação de todos os cidadãos.

O Amapá possui reservas naturais preservadas,intactas , e isso é maravilhoso, somos privilegiados. A minha Cidade de Macapá já foi considerada"Cidade Joia da Amazonia", localizada na esquina do Rio Amazonas com a Linha do Equador, está sendo revitalizada, ficando mais bonita, com novo visual de roupa nova e mais bela com construções de novas praças, lugares bonitos, semáfaros nas vias públicas. Parabenizo o Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Macapá pela parceria que está dando certo e assim Macapá volta a ser '' Ciadade Jóia da Amazonia''.

É triste e preocupante vê que os munícipes não colaboram com a limpeza pública, principalmente com o lixo domiciliar. Isso causa problemas nas áreas de ressaca.

O Estado do Amapá localizado no Extremo Norte do Brasil, possuindo uma superficie territorial de 143.453,7 km², que corresponde a 4,45% da Região Norte e 2,18% do Brasil. Seu espaço continental configura-se por grandes domínios geográficos-Amazonicos, Oceanico e Guianense, refletindo-se na estruturação e diversidade de seus ecossistemas e peculiaridades sócio-cultural.

No período de 1991/2000 teve um crescimento populacional de 5,77% ao ano, chegando em 2006 a 534.835 habitantes (IBGE/03), distribuidos em 16 municípios resultantes de sua divisão politica-administrativa, com uma densidade demografica a 3,33 habitantes/km².

O Estado do Amapá tem localização privilegiada em relação as demais Unidades da Federação da Região Norte, em função de sua posição geografica, sua localização ao extremo setentrional do pais, a orla atlantica, o que possibilita as perspectivas nas relações de comercio com os mercados das Americas e Europa.

O Estado do Amapá apresenta uma economia com caracteristicas voltadas para atividades extrativistas, exploração de minerios, desdobramento de madeiras, exploração do pescado, produção agricola e pecuaria.

A criação da Área de livre comercio de Macapá e Santana surgiu como oportunidades de negocios para o estado, com concessão de benefícios fiscais, com mecanismo capaz de alavancar o progresso e desenvolver nos setores da industria, comércio, serviços e turismo.

Os recursos minerais e pesqueiro são fontes importantes de investimentos, frente a outras regiões do pais. Não obstante com a descoberta de lençois petrolífero na costa Amapaense cuja exploração depende exclusivamente do Governo Federal, redesenha-se a geopolitica da Amazonia na sua integração nacional e com a America Latina.

A navegabilidade do Canal do Norte, principal conexão do Rio Amazonas com o Oceano Atlantico facilita o acesso a outros centros internacionais, proporcionam à região novas perspectivas de incentivos aos mercados de importação e exportação de produtos de viabilidade a economia amapaense, a legislação fiscal, a diversidade dos ecossistemas existente nas mais variadas regiões. O parque Nacional do Tumucumaque a maior reserva tropical do mundo, aliados aos belos cenarios onde se misturam paisagens Amazonicas Guianenses e Oceanicas, surgem novos rumos a expansão do turismo ecologico e cientifico.