sábado, 20 de março de 2010

Aniversário da Fortaleza de São José de Macapá


19 de março, dia de são José, padroeiro da cidade de macapá e do estado do Amapá, o momumento histórico, Fortaleza de S. José de Macapá completou 228 anos de história, beleza, magnitude e imponência.

A Fortaleza é o principal marco histórico do Amapá e ao ser inaugurada foi catalogada como uma das principais fortificações do império e a maior e mais bem armada da época.

A construçào da Fortaleza de S. José de macapá foi autorizada no reinado de D. José I. A Fortaleza foi erguida estratégicamente na foz, pela margem esquerda do rio Amazonas,onde exercia a função de: impedir por via, a entrada de navios invasores; defender, abrigando no seu interior, os moradores da vila S. José de Macapá; servir como ponte de contra ataque do inimigo; elo de comunicação e vigilância entre as demais fortificações espalhadas pelo interior e fronteiras; assegurar a exportação dos produtos regionais e seu exclusivo comércio com a metropole; a manutenção da ordem soberana de Portugal na região; e comporia também uma cadeia de fortificações distribuidas ao longo do rio amazonas e afluentes, visando proteção das incursões que estabeleciam comércio do escravo africano com o ouro do peru.

A Fortaleza de s. José de Macapá é uma constução feita nos tempos escravos com mão de obra de negros e índios, com custo de quatro milhões de cruzados gastos pelo governo português. A fortificação obedece ao sistema Vauban, e os santos mais venerados da época emprestaram seus nomes aos baluartes nela existentes: nossa Senhora da Conceição, São José, São Pedro e Madre de Deus.

A construção durou 18 anos, mas essa demora não foi pelo tamanho da obra e sim pelos problemas que surgiam com falta de mão de obra e a escassez de material que de vez em quanto fazia parar tudo. Os índios eram perseguidos pelas doenças e oprimidos pelo rigor da disciplina militar e este era o grande motivo de fuga do engenho, os negros quando fugiam não iam muito longe, se deixavam prender facilmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário