sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Em busca do Consumo Sustentável
A consciência ambiental da população tem estimulado o mercado a levar em conta implicações ambiental dos produtos desde a sua elaboração. Atualmente, quase todas as
empresas querem aparecer como protetoras do meio ambiente. No entanto, nem sempre isso reflete uma verdadeira preocupação da empresa em melhorar seus produtos do ponto de vista ambiental.
Além disso, para quem vive nos países em desenvolvimento, o problema envolve questões que vão muito além do consumo verde, ou seja, aquele que não prejudica o meio ambiente. Promover o consumo sustentável nesses países significa, ante de mais nada, garantir as populações de baixa renda tenham acesso ao consumo de produtos e serviços que atendam às suas necessidades básicas. Quanto a aqueles que já possuem condições econômicas de garantir o atendimento de suas necessidades básicas, precisam aprimorar suas escolhas, optando por produtos e serviços ecologicamente corretos e socialmente justos.
Na hora de comprar, é importante não perder de vista as nossas reais necessidades, e evitar os exageros criados por uma cultura consumista.
Os produtos que consumimos nem sempre são de boa qualidade. Muitos deles são fabricados de modo que tenham curta duração e não permitam consertos ou reutilização. Assim, vão rapidamente parar nos aterros ou lixões, onde geram mais contaminação. Se mantivermos esse estilo de vida não sustentável, exercendo excessiva pressão sobre o meio ambiente, dentro de pouco tempo poderemos levar o planeta a um colapso.
Uma boa dica sustentável:
Aproveitar o máximo o que comprarmos;
Escolher produtos com embalagens simples;
Escolher produtos com embalagens que possam ser reutilizadas ou recicladas;
Levar sacolas retornáveis para carregar as compras;
Use a vassoura, e não a mangueira, para varrer a calçada;
Use os dois lados da folha do papel quando for escrever;
Não deixe uma torneira pingando.( Manual de Educação para o Consumo Sustentável)
Faça a sua parte!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário