domingo, 27 de março de 2011
Memórias de uma viagem a Ilha do Marajó
Município: Salva- terra e Soure
Tipo de transporte: terrestre e marítimo (Van, automóvel e Barco Catamaram, lancha, canoa)
Alojamento: Hotel Fazenda São Jerônimo (o melhor do ecoturismo)
Curtição: As redes, água de côco, paisagem do lugar, passeio de trilhas, canoa e passeio a cavalo.
Primeira Impressão: Região primitiva pelo seu aspecto geográfico, (natureza peculiar do lugar), pela vegetação e características climáticas, envolvendo toda essa região, tão saudável, acolhedora e tão generosa criada por Deus.
Começamos o nosso dia com a prece do amanhecer, o canto dos pássaros e o cheiro do mato. Envolvidas neste quadro de tanta beleza, fomos tomar café eu e minhas amigas (Adalgisa e Elvira).
Iniciamos uma caminhada até o Rio Tucumanduba, no percurso encontramos uma variedade de flores do campo, samambaias, palmeiras, pássaros etc. Iniciamos o passeio de canoa; foi fantástico, oportunidade impar de deleitarmos com cenário deslumbrante, onde fomos envolvidos com o silencio do Rio e o soprar dos ventos nas árvores! Beleza maior foi as garças esvoaçando em bando, como se estivesse nos saudando e ao mesmo tempo nos avisando das ondas altas que iríamos encontrar pela frente. Os guias concentrados e seguros de suas responsabilidades nos tranqüilizaram: falando que não havia perigo nenhum, pois já estávamos perto dos mangues. De repente nós nos surpreendemos com tanta beleza! Os manguezais! Planta típica da região onde seu caule exuberante, forma raízes de sustentação da planta no solo isto é, no igapó. No meio dos manguezais está o habitat dos caranguejos. Impressionante! Os próprios caranguejos começaram a se locomover demonstrando o quanto são ágeis, coloridos e belos. O guia explicava e mostrava as espécies vista naquele momento ( carichá, sarará e outro, chamado mala), outro detalhe: o surgimento dos peixes que vinham à tona , pulando como se quisessem nos cumprimentar.
City – Tour (passeio pela cidade de Soure):
• Visita ao CURTUME (beneficiamento de couro para o preparo de artesanato e demais utilidades).
• Fabricação da cerâmica marajoara na sua origem primitiva.
Programação da noite: Passeio ao Hotel Ilha do Marajó, onde assistimos a um show de danças marajoaras:
Carimbó Africano, Carimbó Marajoara Indígena, Dança Lusitana, Dança do Olodum Dança do Peru (alcançar o lenço com a boca).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário