segunda-feira, 14 de julho de 2014

A super lua aparece uma vez por ano

Internauta registra 'superlua' através do obelisco do Marco Zero, no Amapá

Do G1 AP

Superlua através do monumento Marco Zero do Equador, em Macapá (Foto: Juvenal Canto/Arquivo Pessoal)Superlua através do monumento Marco Zero,
em Macapá (Foto: Juvenal Canto/Arquivo Pessoal)
O internauta Juvenal Canto registrou na noite deste sábado (12), o fenômeno da 'superlua', numa sequência no Marco Zero do Equador, por onde passa a linha imaginária do Equador, que separa a Terra em dois hemisférios. Um dos registros feitos no monumento localizado na Zona Sul de Macapá foi publicado em sua página pessoal no Facebook e compartilhado mais de 60 vezes.
A superlua acontece porque a órbita da lua em torno da Terra é elíptica. Assim, a distância entre o astro e a Terra varia bastante. Entre o ponto mais distante (chamado apogeu lunar) e o mais próximo (perigeu lunar), a diferença é de 50 mil quilômetros. O fenômeno acontece uma vez por ano. Segundo especialistas, é como se o satélite estivesse com diâmetro até 14% maior do que o normal.
Fotografia mais próxima da lua se aproximando do obelisco (Foto: Juvenal Canto/Arquivo Pessoal)Fotografia mais próxima da lua se aproximando do obelisco (Foto: Juvenal Canto/Arquivo Pessoal)
Superlua se aproximando do Marco Zero do Equador (Foto: Juvenal Canto/Arquivo Pessoal)Superlua se aproximando do Marco Zero do Equador (Foto: Juvenal Canto/Arquivo Pessoal)
Fonte: G1 Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário