domingo, 15 de novembro de 2009

ENFIM, MENOS POLUIÇÃO

Editorial/Jornal do Dia de 15 novembro de 2009
Enfim, menos poluição.

Finalmente o governo anunciou a mete de redução de emissões de gases do efeito estufa que o Brasil irá levar para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climaticas (COP-15) em dezembro.O Pais se comprometerá em reduzir de 36,1% a 38,9 % as emissões de CO2 até 2020.

Para representantes do governo, a meta "não é tímida''. A redução será feita a partir do controle do desmatamento (24,7% a 6,1%), de iniciativas no setor de energia (6,1% a 7,7%) e em setores, como a siderurgia (o,3% a 0,4%). Nesse caso, ficaria bem proximo de 40% e ninguem prometeu 40%. É uma estimativa. É um tentativa do governo. Porém, entre prometer e cumprir há um espaço muito extenso. o Brasil, como um Pais em desenvolvimento, não é obrigado assumir metas de redução. Especialistas, no entanto, avaliam que o compromisso com percentuais de redução poderá colocar o pais em posição de testaque na conferencia que será realizada em dezembro, em COPENHAGUE (Dinamarca).

Dentro do Pais, disparadamente está o Amapá, com quase 100% de sua floresta intacta. De resto, algum trabalho precisa se feito em outros estados, uma vez que, apesar do Pais não ter obrigação, tem a "menina dos olhos "'do mundo chamada Amazonia. O melhor mesmo, é firmar a meta e buscar os resultados

Nenhum comentário:

Postar um comentário