sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O estado do Amapá possui uma rica cobertura vegetal


A cobertura vegetal do Amapá é de grande importancia economica para o estado, contudo, é dela que grande parte da população extrai inumeros recursos naturais, como castanha do pará, palmito do açaí e da pupunha, guaraná e madeira, e o que lhes garante o sustento. Esses recurso naturais são utilizados como materia prima para as indrústrias madereiras, de móveis, de produtos alimentícios, cosméticos e medicinais.

A Floreta Equatorial também influencia nas frequentes chuvas e na rede hidrografica da Região Amazonica. Metade da água que existe na atmosfera sobre a floresta depende da evapotranspiração, isto é, da evaporação das águas dos rios e da transpiração das plantas e dos animais. Por isso, é fundamental a conservação dessa vegetação. Além disso a densa floresta protege os solos contra a erosão, pois, as plantas evitam que a água das chuvas caia diretamente sobre o solo.

Com o pequeno número de habitantes e o isolamento do nosso Estado em relação aos outros estados, pois o unico meio de transporte nosso é fluvial e aereo, contribuiram para que apenas poucas áreas da floresta Equatorial fossem desmatadas. Portanto, nossa floresta conserva ainda sua rica biodiversidade praticamente intacta.

O Estado, atualmente, tem uma grande preocupação com a preservação das áreas de florestas. Por isso, o governo vem implementando propostas de desenvolvimento sustentavel para a instalação de projetos, em que é possível promover o desenvolvimento econômico sem provocar agressões ambientais ou destruição da cultura local.

A Biodiversidade é a variedade biologica de especies vegetais e animais em uma determinada região.

Amapá significa o lugar da chuva. O termo (chuva) Paba (lugar, estância, morada), significando, portanto lugar de chuva.

A tradição diz no entanto, que o nome teria vindo do nheengatu, uma espécie de dialeto tupi jesuítico, que significa Terra que Acaba, ou seja: ILHA. O topõnismo também reporta à árvore Amapá, da familia das Apoximácias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário