quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

PEGADA ECOLÓGICA


O que é isso?

A pegada ecológica constitui uma forma de medir o impacto humano na terra. Este conceito foi desenvolvido por Mathis wackernagel e william Rees, os autores do livro "Our Ecological Footplin - Reducing Human Impact on the Earth"(1996), exprime a área produtiva equilvalente de terra e mar necessária para produzir os recursos utilizados e para assimilar os residuos gerados por uma dada unidade de população.

Pode ser calculada para um individuo,uma comunidade, um país, ou mesmo para a população mundial. Dito de outra forma, a Pegada Ecológica avalia a extenção com que uma dada população se apropria do espaço biologicamente produtivo.

Uma vez que as pessoas usam recursos de todas as partes do mundo e afetam locais cada vez distantes com seus residuos, esse espaço é geralmente somatório de uma série de pequenas áreas distribuidas por todo o planeta. É isso, com base no conceito de "Capacidade de Carga", que nos permite calcular a área de terreno produtivo nacessária para sustentar o nosso estilo de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário