quarta-feira, 14 de abril de 2010

Manganês


O Manganês embora tivesse sido usado pelos romanos há vários anos antes de Cristo, somente a partir de 1808 foi classificado como elemento químico definido. Há tempos remotos fora usado na industria do vidro, agindo como desoxidante e dessulfurizante.
A descoberta de ricas jazidas de manganês na Serra do Navio, em 1945, revolucionou a economia local.

A EMPRESA ICOMI – Indústria e Comércio de Minérios S/A, explorou essa atividade pelo período de 50 anos, desde 1953 até o ano de 2003, no Estado do Amapá conforme contrato assinado entre a União e a Empresa. Foi concedida a Empresa 2.500 Hectares, porém no período que esteve minerando só foram utilizado 900 ha. (Fonte ICOMI)
Nesse período áureo da exploração do manganês, as localidades de Santana e serra do navio, eram cidades projetadas para dar conforto e lazer às famílias dos funcionários da empresa-ICOMI.

Os navios saiam carregados com toneladas e toneladas do minério do Porto de Santana. Após o término do contrato da Empresa com a união, houve um período de descaso com os bens deixado pela empresa, sendo deteriorado pela ação do tempo. Surgindo polêmicas,com quem ficava,se com a União ou com o Estado. Tudo resolvido.

Hoje tem novas empresas trabalhando na área. A retomada da exportação é promissora para futuros investimentos do estado.

História da Serra do Navio - Desmembrado do munícipio de Macapá. Serra do Navio foi chamado inicialmente de Água Branca do Amapari e, posteriormente, Serra do Navio (Lei municipal n.078,de 22 de junho de1993). A comunidade de Água Branca do Amapari fica localizada a aproximadamente 10 quilomentros da sede do municipio. Ela surgiu da necessidade de abrigar o contigente de moradores da periferia da Vila Operária da ICOMI, com a finalidade de fomentar atividade agricola de subsistência.

Cachaço surgiu no tempo em que predominava a atividade de garimpeiros desenvolvida pelos crioulos das Guianas.Serra do Navio, de fato é cheia de atrativos,detém densas florestas com inumeras especies da fauna e flora integrantes da exuberância biodiversidade da floresta amazônica. Banhada pelo rio Araguari e Mururé, o local tem rede hidrografica marcante por se tratar de rios com linadas e belas corredeiras, ricos em peixes e recantos de rara beleza naturais.

O clima merece destaque por ser um municipio que pertence a um Estado cortado pela linha do Equador, mas está situado numa serra, a altitude de 148,5m. A temperatura é sempre amena, chega até a fazer frio. No período de inverno a temperatura chega a 15C e a aneblina, em determinado período, é tão densa que não se consegue visualizar a mais de sies metros.

A Serra é o único lugar do país, talvéz do mundo, que possui um espécime raro do beija-flor. O brilho de fogo, o Topazzi.

E a Serra do Navio pode ser Patrimonio Cultural.Um processo de tombamento foi iniciado a uns 10 anos após o término do contrato da Empresa com a União e as inúmeras polêmicas a quem pertecer de direito.O tompamento que é uma forma de preservar este lugar de raras e ricas belezas naturais,(Fonte:Jornal tribuna dos municípios).

Nenhum comentário:

Postar um comentário