terça-feira, 17 de agosto de 2010

O Meio Ambiente no interior da Escola


A educação é um ato político e que, para ser identificada como um ato educacional na perspectiva ambiental necessita mais de uma mudança qualitativa da escola do que de informações eficientes. Isso será possível com uma maior ênfase nos aspectos éticos e políticos da questão ambiental.

O planejamento do trabalho de desenvolvimento dos profissionais da educação no interior da escola pressupõe uma reflexão e uma discussão coletiva da escola, em particular, suas condições objetivas, considerando dois eixos de analise: a história da própria escola e os reflexos da historia e do atual contexto educacional e social brasileiro sobre o cotidiano escolar.

O primeiro passo para se trabalhar bem a educação ambiental é criar na escola um ambiente capaz de envolver todos os professores e também a comunidade. Porque o meio ambiente vai além das dimensões biofísicas, como vegetação, recursos hídricos, fauna, solos, atmosfera. Envolve as configurações dos conhecimentos, das técnicas, das estruturas e das relações sociais.

Pensar o trabalho de desenvolvimento do pessoal da escola é, em primeiro lugar, diagnosticar as condições objetivas de cada escola e situá-la no contexto do movimento educacional e social mais amplo pelo qual passa a sociedade.

O meio ambiente no interior da escola tem por finalidade auxiliar na formação e na qualificação dos alunos e professores, com base nos princípios e na metodologia que envolve a comunidade. Este auxílio na qualificação visa também a promover um maior conhecimento sobre novos processos de preservação e conservação, adequação às formas de regulamentação, bem como criar condições que facilitem a difusão da informação.( revista mundo jovem/fevereiro/2009)

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