domingo, 24 de março de 2013

"Equinócio das Águas 2013" é comemorado no Meio do Mundo
Agência Amapá
Tempo nublado não tirou a empolgação dos estudantes, que acompanharam a cerimônia de abertura no Monumento Marco Zero do EquadorAo som de Marabaixo e outras apresentações culturais, o Governo do Estado abriu a programação oficial do "Equinócio das Águas 2013 – Astronomia, Fenômeno das Águas e o Turismo", na manhã desta quarta-feira, 20. Coordenado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o evento vai até a sexta-feira, 22.
O tempo nublado, que atrapalhou a visualização a olho nu do fenômeno, não tirou a empolgação dos estudantes de escolas das redes estadual e municipal de ensino, que acompanharam a cerimônia de abertura no Monumento Marco Zero do Equador. Eles receberam orientações do astrônomo amapaense Paulo Oliveira sobre o fenômeno, que este ano ocorreu às 8h02, horário em que o sol, visto da terra, se deslocou sobre a Linha do Equador, nascendo a Leste e se pondo a Oeste. É nesse período que o dia e a noite têm a mesma duração.Macapá é a única capital do Brasil cortada pela Linha Imaginária do Equador. Sendo privilegiada pelo fenômeno do Equinócio, que acontece duas vezes ao ano, nos meses de março e setembro, marcando o início das meias estações do ano, outono e primavera. Sendo março o início da primavera no hemisfério Norte e do outono no hemisfério Sul. Em setembro acontece o inverso.

Durante a programação do Equinócio das Águas, nos próximos dias irão acontecer várias ações, como visita ao terraço, projeto Observando Latitude Zero, visitações em estande, torneio de futebol Norte/Sul, torneio de xadrez e dama.


Atrações culturais, feira de artesanato, cortejo cultural, recreação e jogos, roteiros dos guias de turismo, projeto Escola vai ao Meio do Mundo e ação social estarão acontecendo durante os turnos da manhã, tarde e noite.
Equinócio da Primavera
Completando o fenômeno, no mês de setembro acontece o Equinócio da Primavera, definido como o instante em que o sol, em sua órbita aparente, cruza o plano do equador celeste.
Elder de Abreu/SECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário