sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011




... A Amazônia não é formada apenas por ambientes florestais e bacias hidrográficas.
Sua diversidade cultural também é exuberante e notável, considerando os saberes nativos da região. A manutenção da vida no planeta perpassa pela sua preservação e conservação.

A escola surge, neste contexto, como um espaço de desenvolvimento e formação para a cidadania, tornando-se necessária a promoção de ações e atividades que favoreçam a construções de novos valores e hábitos e atitudes diante da utilização de recursos como: a água, a energia, o petróleo, entre outros, assim como a destinação adequada de resíduos produzidos.

Um dos maiores desafios da escola atualmente é estimular a agregação de valores aos mecanismos de proteção e preservação dos recursos naturais. Desenvolver ações de Educação Ambiental com professores, alunos e demais membros da comunidade escola, devendo ser implementada através de estratégias metodológicas voltadas à sensibilização e a mobilização coletiva.

A Educação Ambiental deve ser construída coletivamente na escola. E para que este processo ocorra é necessária a formação de educadores que, conscientes de seu papel, formulem referencias conceituais e consolidem ações, projetos e programas educacionais, construindo uma nova relação homem/natureza, com vistas à transformação da realidade.

A produção de material educativo, como atividade de suporte no processo de ensino/aprendizagem, é uma prática que deve ser estimulada e permanente na escola.
A saúde do meio ambiente é tão necessária para a saúde humana quanto à sustentabilidade da tecnologia é requisito para o desenvolvimento social.

Para Sato (Apud. BERTNA, 2001, p. 7) “A Educação Ambiental não pode ser neutra e que as informações veiculadas podem auxiliar nossa formação, através da leitura crítica do mundo”. Dessa forma, a Educação Ambiental deve, acima de tudo, ser um ato político voltado para a transformação social. Seu enfoque deve buscar uma perspectiva de ação holística que relacione o homem, natureza e universo, tomando como referencia os recursos naturais que se esgotam e considerando o homem como o principal responsável pela degradação e transformação do meio.

Por isso um Educador Ambiental precisa ter clara compreensão dessa realidade, procurando, primeiro, associando-se às lutas sociais pelo resgate cultural e, segundo, desenvolvendo técnicas,como a memória viva para iniciar uma formação de identidade cultural dos educandos como lugar onde vivem. (Berna, 2001, p.20).

Pesquisa: Cartilha Programa de Educação Ambiental Escolar/SEMA – Amapá, 2011.

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