quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Primavera


A vida é linda, maravilhosa e procuramos buscar a felicidade sob formas diferentes, como por exemplo, só o fato de está olhando este quadro onde a Thianoã Amada,a cachorrinha mais feliz da Av.Silla Salgado, se escondendo no meio da plantação de Girassol, saudando a primavera. Me trás uma paz, uma vontade rir...

“Primavera estou sempre a tua espera;
Como a brisa beijando o mar;
O mar beijando a praia;
Como o gorjear dos pássaros
Como a música que une o universo;
Estou sempre a tua espera”. ( Passarinho)

O Ser Humano foi criado para ser o senhor da natureza e de todas as coisas deste nosso planeta terra. É por isso que a nossa missão é Semear a Paz e Preservar o Meio Ambiente.

sábado, 25 de setembro de 2010


O Amapá é um estado com um potencial natural fantástico, com perspectivas de futuro. O nosso Amapá vem acompanhando, o processo de mudanças ocorridas no mundo, sobretudo, com acesso a informação cada vez mais facilitado, as novas tecnologias que nos mostram com eficácia os riscos de nossa conduta e manejo com os recursos naturais.

O consumo está aumentado cada vez mais. Nossos rios , animais e plantas sendo destruídos e junto com eles a vida. Precisamos de mecanismos legais, mais eficazes que possibilitem a implantação de políticas públicas descentralizadas, com a participação e gestão da comunidade.

As pessoas estão parando para refletir sobre os seus comportamentos a cerca da problemática ambiental, com suas duvidas e incertezas a continuidade do ciclo da vida no planeta terra quanto a melhoria da qualidade de vida no meio urbano e rural, o acesso ao saneamento básico, o uso responsável dos recursos hídricos, a criação de uma infra-estrutura capaz de conciliar interesses diversos e a preservação da nossa fauna e flora.

domingo, 19 de setembro de 2010

Prece pela Ecologia


Senhor, Pai e Mãe de todas as criaturas, abençoa o ar que respiramos e o vento que suaviza;
A água cristalina das fontes e a chuva que refresca;
A terra que nos dá alimento,
As árvores com saborosos frutos
E as flores perfumam os campos.
Abençoa também o sol e a lua,
O arco-íris,
As estações do ano,
A fauna e a flora.
Com teu sopro divino,
Afasta as impurezas que mancham o belo espetáculo do horizonte
E o brilho fascinante das estrelas.
Suscita em nós o espírito ecológico
E orienta nossas mentes e corações.
Pois cabe a cada a cada um de nós o compromisso de preservar a natureza, maravilhosa obra de tua criação.
Amém
Texto: Luizinho Bastos

O melhor Aproveitamento Sustentável das Áreas das Ressacas



A biodiversidade, que é a variedade de organismo vivos presentes em uma região, e a paisagem natural das ressacas podem servir para diversos fins sem que para isso, seja necessário poluir ou destruir o ambiente.
A grande fertilidade natural das áreas úmidas, e a diversidade de plantas oferecem condições para alternativas de atividades econômicas sustentáveis, como por exemplo:
 Incorporação das ressacas como elemento de projetos urbanísticos, para a prática do ecoturismo, lazer, esporte e da educação ambiental;
 Aproveitamento de Frutos como o buriti, uma espécie de vegetação típica das áreas úmidas, que possui alto valor nutritivo e dele pode-se extrair vários produtos como o óleo a farinha, o biscoito;
 A melicultura é outra atividade de baixo custo e com bom retorno financeiro, como produção de mel, cera, e própolis. Também é uma das únicas atividades agropecuárias que contribui para a preservação e a conservação da natureza, já que as abelhas exercem a função de polinização nas plantas.

 Piscicultura é uma atividade econômica já praticada no Estado do Amapá, com a criação do tambaqui, tucunaré e pirapitinga, que são peixes de grandes portes, resistentes ao manuseio e ao arraste, e muito valorizado comercialmente. Devemos, entretanto, ter cuidado com a criação de espécies exóticas, isto é, espécies que não fazem parte de nossa região.

 Agricultura, denominada agrícola familiar, é praticada em pequena escala com o cultivo de hortaliças, pequena plantações de goiaba, mandioca, manga, laranja, abacaxi, mamão e outros. São geralmente comercializados nas feiras do produtor. Todos estes produtos citados se enquadram como orgânicos, que não utilizam produtos químicos no cultivo, e possuem grande aceitação no mercado. Existe, porém, necessidade de incentivo e apoio, tanto financeiro como técnico dos órgãos competentes. Pode-se implantar cooperativas para todas essas atividades, gerando empregos, rendas e oportunidades de pequenos negócios. (A Cartilha "Ressacas-Por que protegê-las?" Macapá-Ap/GEA/SEMA-2006)

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Projeto sobre coleta de resíduos Plásticos recicláveis nas escolas


As Escolas Municipais e Estaduais de Macapá irão participar do Projeto: Recicle - Coleta de Resíduos Plásticos Recicláveis, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os alunos quanto a preservação ambiental, especificamente com relação à grande quantidade de resíduos plásticos descartados ao meio ambiente.

A SEMA (Secretaria de Estado do Meio Ambiente) promove o fortalecimento de parcerias com: SEED (Secretaria Estadual de Educação), SEMED (Secretaria Municipal de Educação) e Empresas de Reciclagem de Resíduos Plásticos, através da participação das escolas municipais e estaduais na execução do projeto.

 As escolas que irão participar do projeto, consequentemente estão aderindo a campanha que deverá premiar no final do ano/2010. A escola que tiver a maior quantidade em quilograma de resíduos plásticos recicláveis.

 A Premiação será para três escalas, sendo que serão divididos 03 grupos de resíduos plásticos recicláveis que são:
Grupo 01 – Garrafas pet (Refrigerante e água mineral):
Grupo 02 – Sacos e sacolas práticas
Grupo 03 – Recipientes plásticos Ex: amaciastes alvejantes, desodorantes e etc.. Dentro da proporcionalidade.

Será levada em consideração a quantidade e a qualidade do material coletado para facilitar na comercialização dos mesmos, para isso cada escola participante deverá separar seus materiais recicláveis.

 As empresas parceiras do Projeto se comprometem a comprar esses materiais para que gerem recursos para escolas;

Será responsável pela retirada dos materiais para as escolas que aderirem ao projeto;

Responsável pela pesagem de todos os materiais recicláveis e posteriormente o repasse das informações à SEMA para serem computados.

 A SEMA - participará na organização, articulação, coordenação, monitoramento e premiação para as escolas municipais e estaduais vencedoras da campanha de coleta de resíduos plásticos recicláveis.

 SEED E SEMED – participará na organização, articulação, coordenação e monitoramento.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

O Meio Ambiente no interior da Escola


A educação é um ato político e que, para ser identificada como um ato educacional na perspectiva ambiental necessita mais de uma mudança qualitativa da escola do que de informações eficientes. Isso será possível com uma maior ênfase nos aspectos éticos e políticos da questão ambiental.

O planejamento do trabalho de desenvolvimento dos profissionais da educação no interior da escola pressupõe uma reflexão e uma discussão coletiva da escola, em particular, suas condições objetivas, considerando dois eixos de analise: a história da própria escola e os reflexos da historia e do atual contexto educacional e social brasileiro sobre o cotidiano escolar.

O primeiro passo para se trabalhar bem a educação ambiental é criar na escola um ambiente capaz de envolver todos os professores e também a comunidade. Porque o meio ambiente vai além das dimensões biofísicas, como vegetação, recursos hídricos, fauna, solos, atmosfera. Envolve as configurações dos conhecimentos, das técnicas, das estruturas e das relações sociais.

Pensar o trabalho de desenvolvimento do pessoal da escola é, em primeiro lugar, diagnosticar as condições objetivas de cada escola e situá-la no contexto do movimento educacional e social mais amplo pelo qual passa a sociedade.

O meio ambiente no interior da escola tem por finalidade auxiliar na formação e na qualificação dos alunos e professores, com base nos princípios e na metodologia que envolve a comunidade. Este auxílio na qualificação visa também a promover um maior conhecimento sobre novos processos de preservação e conservação, adequação às formas de regulamentação, bem como criar condições que facilitem a difusão da informação.( revista mundo jovem/fevereiro/2009)

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Homenagem aos Pais


Receita de Pai (Silvia Shmidt)

Deus pegou a força de uma montanha,
A majestade de uma árvore,
O calor de um sol de verão,
A calma de um mar tranqüilo,
A generosidade da natureza,
Os confortáveis braços da noite,
A sabedoria das eras,
O poder do vôo das águias,
A alegria de uma manhã de primavera,
A fé de uma semente de mostarda,
A paciência da eternidade
E o centro da necessidade de uma família.
Depois Deus juntou todos esses ingredientes
E quando percebeu que nada mais havia para acrescentar,
Ele viu que sua obra prima estava completa.
Olhou para essa obra e disse:
“Tua missão é sagrada.
Vai para a vida, vai!
Só falta eu te dar um nome:
Eu te batizo de Pai”.
Vai... Tens todo o meu apoio!

Feliz Dia dos Pais!