sexta-feira, 28 de maio de 2010

Lei 9795/99 Politica Nacional de Educação Ambiental


A Lei Nº 9795 de 27 de Abril de 1999, dispõe sobre a Educação Ambiental, constitui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências.

Art. 1º Entendem-se por Educação Ambiental os processos por meio dos quais o individuo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competência voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Art. 4º São princípios básicos da Educação Ambiental:
• Enfoque humanístico, holístico, democrático e participativo;
• Concepção de Meio Ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade;
• O pluralismo de idéias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade;
• A vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais;
• A garantia de continuidade e permanência do processo educativo;
• A abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais;
• O reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural.

CONSTRUINDO CONCEITOS:

Educação – Deve estar atenta com as possibilidades de reconstrução de uma nova concepção de sociedade e natureza; com isso exercerá seu papel, questionando e apontando caminhos promovendo a consciência ambiental e justiça social aguçando o senso crítico dos educadores e educando, de tal modo que tanto a escola como os sujeitos sociais tornem-se promotores de valores sócio-ambientais e culturais, e as comunidades organizadas sejam as promotoras das transformações necessárias. Sem perder de vista os elementos que compõem as estruturas políticas econômicas e educacionais. Assim a educação será parte integrante e fundamental da sociedade, visto que ela não é única responsável pelas transformações sociais, mas sem ela as mudanças não acontecem.

Meio Ambiente - É um componente essencial permanente da educação, devendo estar presente, de forma articulada em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal. Permeia a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais. A Educação Ambiental dentro de uma abordagem sócio-ambiental é proposta com uma alternativa educacional complexa que deverá ser levada à prática com a formalidade de verificar as suas possibilidades reais na melhoria da qualidade da educação pública. Vincula-se a um processo educativo voltado para uma sociedade baseada na sustentabilidade, economia social e política.

Sustentabilidade - Estimula permanentemente as responsabilidades éticas dos indivíduos visando diferentes segmentos da sociedade, sobre os problemas ambientais, sociais econômicos e extra-econômicos considerando a igualdade, justiça social e a ética dos seres vivos. A sustentabilidade não está voltada somente para uma sustentabilidade ecológica, apresenta também a dimensão ambiental, social, política, econômica, demográfica, cultural, institucional e espacial. Assim ela afirma que não podemos dissociar os fatores sociais dos ambientais.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Feliz Dia das Mães!



Falar de mãe é falar de nossa própria existência. É amor, proteção, carinho e sabedoria. Ser Mãe é uma Dádiva Divina. E no segundo domingo do mês de maio comemora-se o Dia das Mães, quando os filhos fazem homenagem as suas mamães.
E para homenagear a minha mãe Esmeralda Cardoso Barros “In memorian”, que repassou a mim e meus irmãos todos os ensinamentos de amor, compreensão, solidariedade, justiça e sabedoria, eu dedico está poesia do meu irmão José Maria (o Passarinho).

MÃE
Tudo me lembra você,
Eu era pequeno
E tu brincavas comigo.

O tempo passou
Eu cresci,
Tu foste embora,
Eu aqui estou.

Lembranças pensamentos,
Obra da arte de viver
Sempre aprendendo,

São lembranças vivas,
Que me mostram
O caminho da filosofia de vida,

Do ser,
Do saber,
Do amar,
Deixado por ti.

FELIZ DIA DAS MÃES!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Educação Ambiental


No que diz respeito à Educação Ambiental é inexistente a sua concepção no Projeto Político pedagógico, nos planos de aula. O que encontramos são alguns traços de que a escola trabalha a Educação Ambiental através de temas transversais interdisciplinar mente, enfocando os valores éticos, sócio – políticos e morais que são indispensáveis ao desenvolvimento do cidadão em sua plenitude. Outro ponto encontrado é o de que a escola promove ações que favorecem a preservação do patrimônio escolar através de palestras, hora cívica, conversas informais, temas transversais abordados em sala de aula e campanhas educativas.

Na questão de operacionalizar a Educação Ambiental, as modificações foram visíveis: muitos acrescentaram novas atividades em sua prática no período ocorrido. Concomitantemente aconteceu por consequência com os benefícios que a Educação Ambiental proporciona para a aprendizagem do aluno uma vez que essas práticas foram inovadas com atividades, implementadas pelos professores.

A vida do planeta terra depende de suas condições ambientais, condições que vem sendo constantemente alteradas e degradadas por seres humanos ainda não conscientes se suas atitudes e consequências de seus atos.

Quando nos voltamos para a realidade de novos valores e atitudes durante a aprendizagem a Educação Ambiental pode ser vista como uma educação crítica e um processo de aprendizagem permanente baseado na ética.

A Educação Ambiental deve estar presente de forma articulada em todos os interesses e modalidades do processo educacional. Segundo Victorino, (2000) a Educação Ambiental surge com o objetivo de desenvolver a modalidade de desenvolvimento sustentável, um desenvolvimento sem destruição e degradação, idéia de qual somos partidários.

O verdadeiro propósito, agora é de alcance planetário “civilizar e solidarizar a terra, transformar a espécie humana em verdadeira humanidade tornando-se o objeto fundamental e global de toda a educação. (MORIN, 2000). E deveria conduzir-nos à solidariedade”. E um dos problemas cruciais do nosso tempo é entender a complexidade envolta na realidade, isto é, “perceber as ligações, as interações e implicações mútuas que são ao mesmo tempo solidárias e conflituosas” (GADOTTI, 2000).

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Manganês


O Manganês embora tivesse sido usado pelos romanos há vários anos antes de Cristo, somente a partir de 1808 foi classificado como elemento químico definido. Há tempos remotos fora usado na industria do vidro, agindo como desoxidante e dessulfurizante.
A descoberta de ricas jazidas de manganês na Serra do Navio, em 1945, revolucionou a economia local.

A EMPRESA ICOMI – Indústria e Comércio de Minérios S/A, explorou essa atividade pelo período de 50 anos, desde 1953 até o ano de 2003, no Estado do Amapá conforme contrato assinado entre a União e a Empresa. Foi concedida a Empresa 2.500 Hectares, porém no período que esteve minerando só foram utilizado 900 ha. (Fonte ICOMI)
Nesse período áureo da exploração do manganês, as localidades de Santana e serra do navio, eram cidades projetadas para dar conforto e lazer às famílias dos funcionários da empresa-ICOMI.

Os navios saiam carregados com toneladas e toneladas do minério do Porto de Santana. Após o término do contrato da Empresa com a união, houve um período de descaso com os bens deixado pela empresa, sendo deteriorado pela ação do tempo. Surgindo polêmicas,com quem ficava,se com a União ou com o Estado. Tudo resolvido.

Hoje tem novas empresas trabalhando na área. A retomada da exportação é promissora para futuros investimentos do estado.

História da Serra do Navio - Desmembrado do munícipio de Macapá. Serra do Navio foi chamado inicialmente de Água Branca do Amapari e, posteriormente, Serra do Navio (Lei municipal n.078,de 22 de junho de1993). A comunidade de Água Branca do Amapari fica localizada a aproximadamente 10 quilomentros da sede do municipio. Ela surgiu da necessidade de abrigar o contigente de moradores da periferia da Vila Operária da ICOMI, com a finalidade de fomentar atividade agricola de subsistência.

Cachaço surgiu no tempo em que predominava a atividade de garimpeiros desenvolvida pelos crioulos das Guianas.Serra do Navio, de fato é cheia de atrativos,detém densas florestas com inumeras especies da fauna e flora integrantes da exuberância biodiversidade da floresta amazônica. Banhada pelo rio Araguari e Mururé, o local tem rede hidrografica marcante por se tratar de rios com linadas e belas corredeiras, ricos em peixes e recantos de rara beleza naturais.

O clima merece destaque por ser um municipio que pertence a um Estado cortado pela linha do Equador, mas está situado numa serra, a altitude de 148,5m. A temperatura é sempre amena, chega até a fazer frio. No período de inverno a temperatura chega a 15C e a aneblina, em determinado período, é tão densa que não se consegue visualizar a mais de sies metros.

A Serra é o único lugar do país, talvéz do mundo, que possui um espécime raro do beija-flor. O brilho de fogo, o Topazzi.

E a Serra do Navio pode ser Patrimonio Cultural.Um processo de tombamento foi iniciado a uns 10 anos após o término do contrato da Empresa com a União e as inúmeras polêmicas a quem pertecer de direito.O tompamento que é uma forma de preservar este lugar de raras e ricas belezas naturais,(Fonte:Jornal tribuna dos municípios).

sábado, 10 de abril de 2010

Problemas Ambientais


O Meio Ambiente é o conjunto de condições, leis que influenciam as interações de ordens físicas, químicas e biológica, que permite abrigar e reger a vida em todas as suas formas.

Os problemas ambientais ultrapassam as fronteiras nacionais e são tratadas de forma global, pois afetam a vida de todos no planeta. Daí a explicação por que os países mais desenvolvidos colocarem barreiras a importação de produtos resultantes de processos prejudiciais ao meio ambiente.

A problematica ambiental está entrelaçada na história da humanidade. Anteriormente, por observações fragmentadas e desconexas; hoje, por postulados cientificos, sociais, politicos e econômicos.

Antes o meio ambiente era sinônimo de natureza (antes vista como riqueza inesgotavel), mas através dos estudos e acontecimentos e interferência do homem(que piorou com o advento da industrialização).

A atividade industrial é principalmente responsável por expressiva parcela dos problemas globais do meio ambiente.

A ONU Organização das nações Unidas, presente nas questões ambientais tenta reverter o processo acelerado de degradação dos recursos naturais no mundo.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Equinócio


É definido como um dos momentos em que o sol, em sua órbita aparente com vista da terra, cruza o plano do equador celeste, a linha do equador Terrestre projetada na esfera Terrestre.

E o fenômeno acontece no monumento que foi construído para registrar a eminência geográfica da linha do equador, apresentando o obelisco representado por um relógio do sol que está posicionando estrategicamente entre o Hemisfério Norte e Sul. Em nenhum lugar do mundo será tão fácil mudar de hemisfério.

Equinócio vem do latim, aequus, igual e nox, noite: duração do dia igual à noite.

Os inícios, do Outono e Primavera são chamados de pontos de equinócio, porque na data em que eles ocorrem o dia e a noite tem a mesma duração, 12 horas cada um. E o sol nasce precisamente no leste e se pôr no oeste. Ao observar o pôr do sol ao longo de um ano é fácil perceber que o astro rei se põem em lugar diferente a cada dia. Na verdade somente duas ocasiões no ano exatamente nos dias de equinócio o sol vai se pôr exatamente no oeste e nascer no leste.

Ao medir a duração do dia, considera-se que o nascer do sol – alvorada ou dilúculo é o instante em que metade do círculo solar está acima do horizonte, e o pôr do sol – crepúsculo ou ocaso é o instante em que o círculo solar encontra-se metade abaixo do horizonte. Havendo uma passagem do sol sobre a linha do equador, e o equinócio acontece aproximadamente nos dias 21 de marco e 23 de setembro e marca o inicio de diferentes estações nos dois hemisférios do planeta: no sul é primavera e do outro lado no norte começa o outono.

É fantástico, é lindo, é um colosso para os olhos a celebração do equinócio é quando o lado místico aflora a dimensão integradora que reanima, renova constantemente as energias vitais, representando o ponto de equilíbrio. Reverenciar a natureza e seus ciclos é uma experiência forte, pessoa e coletiva. Abre-se um leque de projeções das oportunidades e desafios naturais da vida.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Amor de verdade


É uma poesia do meu irmão José Maria Barros Cardoso. O "Passarinho"

Amor de verdade é:
Cuidar da aparência,
Buscar novos horizontes,
Saber que somos humanos
Vencer a nós mesmos,
Ver a beleza da alma,
Saber que a vida é relativa às nossas atitudes,
Não ter pensamentos negativos
Rir e chorar de alegria
Amar o presente, esquecendo o passado sem entender o futuro
saber que a felicidade está no sorriso, nas pequenas coisas e gestos,
Observar a natureza
Respirar a brisa do mar
Ouvir o gorjear dos pássaros,
Ver na linha do horizonte o raiar do dia,
Se molhar na chuva,
Namorar no clarão da lua
Encher de emoções o coração,
Viver os momentos da vida
Não perder as oportunidades
Dormir feliz
E ouvir seu coração,
Acreditar é ter fé em Deus,
Amor de verdade.