domingo, 21 de novembro de 2010

Lixo o problema no mundo moderno


Sabemos que a natureza trabalha em ciclo – “nada se perde, tudo se transforma”. Animais, excrementos, folhas e todo tipo de material orgânico morto se decompõem com ação de milhões de microrganismos decompositores, como bactérias, fungos, vermes e outros, disponibilizando os nutrientes que vão alimentar outras formas de vida.

A sociedade moderna rompeu os ciclos da natureza, extraindo mais e mais matérias primas, e com isso fazendo crescer montanhas de lixo. E como todo esse rejeito não retorna ao ciclo natural, transformando-se em novas matérias primas, pode torna-se uma perigosa fonte de contaminação para o meio ambiente ou de doenças.

Outras conseqüências do enorme volume de lixo gerado pelas sociedades modernas, quando o lixo é depositado em locais inadequados ou a coleta é deficitária, são:

- Contaminação do solo, ar e água;
-Proliferação de vetores transmissores de doenças;
-Entupimento de rede de drenagem urbana;
-Enchentes;
-Degradação do ambiente e depreciação imobiliária;
-Doenças.


Vetores: Rato e pulga; mosca, mosquito, barata, gado e porco, cão e gato.

Forma de Transmissão
:Mordida, urina, fezes e picada; asas, patas, corpo, fezes e saliva; picada; asas, patas, corpo e fezes; ingestão de carne contaminada; urina e fezes.

Enfermidades
: Leptospirose, Peste Bubônica,Tifo murino, Febre Amarela, Cólera, Amebíase, Giardíase, Ascaridíase, Malária, Dengue, Leishmaniose, Febre Tifóide, Cisticercose,Toxoplasmose

Fonte: Manual de Saneamento – Funasa/MS -1999

Precisamos, ainda, reformular nossa concepção a respeito do lixo. Não podemos mais encarar todo lixo como resto inútil, mas, sim, como algo que pode ser transformado em nova matéria prima para retornar ao ciclo produtivo. (Manual de Educação para o Consumo Sustentável)

As pessoas têm de reexaminar seus valores e alterar seu comportamento para adotar a ética de vida sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário