segunda-feira, 8 de novembro de 2010

É dever de todos preservar a biodiversidade


A conservação da biodiversidade é um desafio que deve envolver todos os setores da sociedade, como: governos, empresas, universidades, instituições não governamentais e a população em geral. Depende de planejamento adequado e de ações efetivas que conduzam ao uso sustentável de forma que as riquezas sejam utilizadas, mas que seja garantida a preservação dos biomas (Estruturas ecológicas com fisionomias distintas de solo e clima, e com estruturas florestais e de fauna características que se distribuem ao longo de um território) e a recuperação de áreas já devastadas.

Uma das condições para se atingir esse objetivo é o uso do progresso industrial e tecnológico a favor do meio ambiente, e não mais em sacrifício dele. Para isso, é preciso unir ciência, tecnologia, meios de produção e organização social, criando estratégias de desenvolvimento que permitam conciliar interesse econômico, social e ambiental. Dessa forma, será possível aprimorar normas de extração e técnicas de manejo sustentável que permitam o aproveitamento dos recursos da biodiversidade.

Outro aspecto fundamental para a conservação da biodiversidade é o desenvolvimento rural sustentável, no qual as técnicas de cultivo que levam à deterioração dos solos agrícolas e à contaminação das águas são substituídas por tecnologias de produção sustentável, que favorecem a manutenção do maior número de espécies cultivadas e silvestres, provocam a conservação da fertilidade natural dos solos e evitam o uso do fogo e a derrubada de novas áreas florestais, ao mesmo tempo podem garantir a produção de alimentos sadios.

E para enfrentar esse desafio, dentre outras políticas de governo, o Ministério do Meio Ambiente vem implementando vários programas e projetos, que tem como principais linhas de ação. (Manual de Educação para o Consumo Sustentável)

Nenhum comentário:

Postar um comentário