domingo, 21 de novembro de 2010

Porque estamos perdendo tanta biodiversidade?


A cada segundo perdemos inúmeras espécies e faixas de terra. A biodiversidade sofreu redução de mais de um quarto nos últimos 35 anos.

O crescimento populacional e o nosso consumo são os principais motivos para essa grande perda. A destruição do habitat e o comércio da fauna silvestre vêm sendo as principais causas de baixa da população das espécies. Arrancamos, derrubamos, caçamos espécies de animais, coletamos árvores, flores, e peixes, para uso da medicina, materiais de construções e alimentos.

O living Planet Index (índice do Planeta Vivo), que monitora quase 4.000 populações de fauna silvestre, aponta para uma queda geral de 27% nas tendências populacionais entre 1970 e 2005.

Em 2009, a humanidade usou 40% mais recursos do que a natureza é capaz de regenerar em um ano.

Esse problema (uso de recursos em velocidade superior à sua capacidade de regeneração e criação de resíduos como CO2 em velocidade superior à sua capacidade de absorção) recebe o nome de descompasso ecológico.

Atualmente mantemos esse descompasso liquidando os recursos naturais do planeta. Podemos cortar árvores mais rápido do que elas são capazes de voltar a crescer e capturar peixes em velocidade maior do que do que eles são capazes de se reproduzir.

Embora seja possível fazer isso por um breve período de tempo, o descompasso acaba levando ao esgotamento dos quais depende a nossa economia.

A pressão vem sendo agravada pelas mudanças climáticas. A quantidade e o alcance de efeitos e impactos das mudanças do clima sobre a biodiversidade ainda são desconhecidos. E a capacidade (ou incapacidade) de os seres vivos se adaptarem a esses impactos é uma grande incógnita.

Todavia, o que sabemos é que os próximos 30 anos serão determinantes.

Sabemos também que os seres humanos, e nosso comportamento, alteraram os ecossistemas da Terra com maior rapidez e amplitude nos últimos 50 anos do que em qualquer outro período da historia da humanidade.

Podemos dizer que a perda da biodiversidade é a maior ameaça à estabilidade e a segurança do mundo de hoje. (Jornal do Dia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário