sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Manejo do lixo


Geralmente, as pessoas consideram lixo tudo aquilo que se joga fora e que não tem mais utilidade. Porém, se olharmos com cuidado, verá que o lixo não é uma massa indiscriminada de materiais. Ela é composta de vários tipos de resíduos, que precisam de manejo diferenciado.

Com a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Sancionada em agosto, recentemente, e ainda sem regulamentação, terá como grandes desafios a gestão compartilhada, o prazo para substituição de lixões por aterros sanitários e a ampliação e melhoria de produtividade da coleta seletiva.

A lei prevê a responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos sólidos e proíbe a manutenção de lixões em todo o país. Segundo Silvano Silvério, Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, estados e municípios terão até agosto de 2011 para elaboração de planos de gestão de resíduos. Até 2015 o Brasil terá que ter eliminado os lixões. ’O esforço inicial é para garantir a implementação de aterros. A lei dá quatros anos de prazo máximo para adequação de aterros e fim dos lixões.

Para isso, será preciso conter o consumo desenfreado, que gera cada vez mais lixo, e investir em tecnologias que permitam diminuir a geração de resíduos, além da reutilização e da reciclagem dos materiais em desuso. (Jornal do dia e Manual de Educação Consumo Sustentável)

“Artigo 225 – Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” ( Constituição da República Federativa do Brasil, promulgada em 05 de outubro de 1988.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário