sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Comunidade da Lagoa dos Indios é contra a transformação em quilombola


O Fantasma da transformação em quilombola volta a rondar a vila da Lagoa dos Índios com a promulgação, na última quarta-feira, dia 20/10/2010, do Estatuto da Igualdade Racial, respeitado pela comunidade negra local, mas que pode acelerar o processo.

Os moradores da Vila da Lagoa dos Índios, conhecida também como Goiabal, diante da tentativa de órgãos federais e municipais, de transformar o local em comunidade quilombola.

A primeira demonstração de força da comunidade aconteceu quando recentemente reuniram-se aproximadamente umas duzentas( 200) pessoas residentes do local para discutir, elaborar e assinar um documento que foi enviado ao Ministério Público, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Senduh), Justiça Federal, Defensoria Pública Federal e Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Comir), dando conta de que não favorável a transformação da vila em área quilombola.

A Vila da Lagoa dos Índios está totalmente integrada com a zona urbana e às oportunidades que ela oferece principalmente aos jovens que tem grandes perspectivas para o futuro. Eles não acreditam que a transformação em área de quilombola possa trazer algum progresso para a comunidade.

Opinião de moradores do local " Em vez de transformar a Vila em área de quilombola, as autoridades governamentais tanto da esfera federal, estadual e municipal deveriam se preocupar com a infraestrutura dolugar, como pavimentação asfáltica, linha de ônibus, escolas, creche e outros".

Nenhum comentário:

Postar um comentário