quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A natureza, em sua pluralidade de formas, manifesta a infinita liberdade do Criador



O ser humano é chamado a ser livre, a semelhança de Deus, que exerce sua liberdade na criação por meio da pluralidade de formas de vida que se desenvolve, se transformam e geram outras vidas, em movimento de permanente mudança, como um puro brincar. Deus ama tanto a liberdade, que a ofereceu a nós, para tornar mais interessante à aventura humana de viver. Cada pessoa é um universo de possibilidades a explorar.

O planeta Terra é a casa onde habitam todas as criaturas. Mas só nós seres humano, temos capacidade para cuidar de todas as espécies.

A riqueza de espécies existentes na natureza, muitas das quais ainda desconhecidas pela ciência, é um dos potenciais econômico com megadiversidade como o Brasil. Muitas substâncias e produtos podem ser desenvolvidos a partir da flora e da fauna, como novos medicamentos, essências e aromáticos, para cosméticos, novos alimentos, óleos e fibras, que podem apoiar o desenvolvimento de um novo modelo energético, no qual a biomassa de alcoóis, óleos e gases combustíveis derivados da flora venham a substituir fontes não renováveis, como os derivados de petróleo. (Consumo sustentável manual de educação)

A Lenda da Água:
Foi Deus quem deu a água para as criaturas. Entregou- a primeiro aos animais. Deus escondeu um pote de água na mata e mostrou o lugar só para o beija-flor. Todos os dias o pequeno pássaro ia se banhar no pote. Depois saía voando para frente e para trás, assim ninguém podia saber a direção do lugar onde o pote estava escondido. Um dia a andorinha seguiu o beija-flor e descobriu que ele estava guardando a água e não queria reparti-la com ninguém. Ela voou com força e derrubou o pote. A água espalhou-se por toda a floresta e, na mesma hora, nasceram os regatos e os rios. E até hoje o beija-flor voa para frente e para trás, à procura do pote de água que perdeu. (revista de Ensino religioso Diálogo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário